Momento Nostalgia: Orkut

orkut

Momento Nostalgia: Orkut

Qual é o sentimento de nostalgia, exatamente? Afinal de contas, é uma expressão que sempre ouvimos e significa o que? A nostalgia é um sentimento de saudades, causado pela lembrança de um tempo passado ou então de uma pessoa distante. É uma espécie de emoção melancólica geralmente produzida por pessoas que estão longe de casa, sentem saudades de sua cidade natal, sentem saudades de sua cidade natal e sentem saudades de coisas familiares. Hoje, falaremos do Orkut.

Orkut é uma rede social de propriedade do Google que teve seu lançamento em 24 de janeiro de 2004, mas teve o seu encerramento 10 anos depois, mais especificamente em 30 de setembro de 2014. Recebeu o nome do designer-chefe Orkut Büyükkökten, um engenheiro turco do Google.

O Orkut inicialmente tinha como alvo os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários vinha do Brasil e da Índia. No Brasil, a rede social tem mais de 30 milhões de usuários, mas houve uma superação pela líder mundial Facebook. Além disso, era também a segunda rede social mais visitada na Índia. Mesmo para quem não gostava muito das outras redes sociais, precisou ir às forças fazer uma conta nova. Eu me lembro que teve até petições para não acabarem com o Orkut ou então com o MSN! Infelizmente para muitos, não foi algo que deu certo!

O Orkut tinha sede na Califórnia até agosto de 2008, quando o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil devido ao grande número de usuários no Brasil e aos crescentes problemas legais.

Embora Orkut seja um nome próprio, a palavra aparece em letras minúsculas (orkut) na programação visual do site (cabeçalho e logotipo). Em 30 de junho de 2014, o Google anunciou que o Orkut estava offline. Em 30 de setembro de 2014, o Orkut foi desativado, mas o Google criou um museu comunitário de mais de 1 bilhão de mensagens trocadas em 120 milhões de tópicos de discussão de cerca de 51 milhões de comunidades. Os usuários podiam baixar as informações armazenadas por meio da ferramenta Google Takeout até setembro de 2016.  Posteriormente, os arquivos do orkut foram excluídos e atualmente não é mais possível visualizar os tópicos arquivados.

O sistema

Sala de bate-papo

Em 19 de novembro de 2008, o Google anunciou que gradualmente disponibilizaria aos usuários brasileiros a ferramenta de bate-papo integrada ao Orkut. A rede social já funcionava com o Google Talk, mas a novidade simplificava o acesso e uso do chat. A ferramenta aparece na parte inferior da página, assim como no Facebook, onde os usuários podem navegar e conversar online ao mesmo tempo.

Aplicativos

Em outubro de 2008, o Orkut tinha mais de 600 aplicativos para escolha dos usuários, sendo o BuddyPoke e o Colheita Feliz os aplicativos mais usados.

 

Encerramento

Em comunicado publicado em 30 de junho de 2014, o Google anunciou que descontinuaria a rede social a partir de 30 de setembro do mesmo ano. está desligado. O Google também anunciou que as comunidades públicas da rede social serão mantidas em arquivos públicos.  Após o desligamento da rede, o nome de domínio do Orkut será gerenciado pelo criador da rede, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten, segundo a Folha de São Paulo.

E em maio de 2017, anunciou oficialmente o fechamento dos arquivos públicos comunitários no mesmo mês. Há até um lembrete sobre “entusiasmo e geração de conteúdo”, referindo-se diretamente aos ex-usuários do Brasil.

Renascimento?

Em abril de 2022, os sites de redes sociais serão reativados. Seu criador, o programador turco Büyükkökten, anunciou o retorno em uma mensagem assinada no site, dizendo que estava construindo algo novo. Você poderá conferir as novidades diretamente aqui: orkut. A página traz um comunicado oficial, assinado pelo próprio Orkut Büyükkökten, mas o renascimento não é 100% garantido. Dessa forma, precisamos aguardar antes de fazer qualquer perfil no possível novo projeto.

A notícia sugeria o lançamento iminente de uma nova plataforma, com palavras sobre conectar pessoas reforçando a noção de que se tratava de uma rede social. O uso da logomarca do site reforça a sensação de que se trata de uma nova versão do Orkut, resgatando talvez os recursos mais populares da antiga web, mas com um visual diferente. No entanto, o texto, que traz versões em inglês e português, é bastante aberto a interpretações.

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

Comentários

Comentários

Austra Caroline Pinheiro

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas, gótica e gamer. Aqui na Nii-Sans Produções, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, curiosidades e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *