Entrevista com Rômulo Vaz, ator, transformista e cosplayer

Entrevista com Rômulo Vaz

Conheça o trabalho de Rômulo Vaz, ator, artista transformista e também cosplayer nas horas vagas

Olá, galera! Tudo bem com vocês? Esta será a última entrevista do ano de 2021 e é com o talentoso Rômulo Vaz. Ele é um ator muito admirado aqui em Goiânia, com experiência de mais de 10 anos no teatro e também artista transformista. Como transformista, ele possui uma persona drag queen chamada Condessa Valéria Vaz, com a qual se apresenta em muitos teatros e festas.

Por volta de 2018, Rômulo Vaz foi convidado para realizar performances com sua persona drag queen em eventos geeks. Dessa forma, ele conheceu a cultura geek e gostou bastante, indo em muitos eventos principalmente em 2019. Além disso, ele gostou bastante de saber o que é cosplay e ver que muitas pessoas são bastante sérias em interpretar os seus respectivos personagens.

Com o tempo, ele também aproveitou as oportunidades de fazer alguns cosplays, principalmente da Rainha Elizabeth, mas também de outras personagens divas como a vilã Úrsula, da Disney. O mais legal é que o ator costuma mesclar tanto a arte cosplay como a arte drag: normalmente é a Condessa Valéria Vaz caracterizada como algum personagem. Talvez, o único cosplay apenas como Rômulo, sem utilizar da arte transformista, foi o personagem Sasori (de Naruto) para uma live do Instagram.

Condessa Valéria Vaz caracterizada como Úrsula
Condessa Valéria Vaz caracterizada como Úrsula

Além disso, ele é o líder do grupo artístico Damas e Cavalheiros de Época, que mensalmente vai para a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré. E quando tem eventos geeks, também vão.

Sem mais delongas, então lhes convido para ler a nossa entrevista com o talentoso artista Rômulo Vaz e também acompanhar suas redes sociais: os seus perfis no Instagram são @romulovazbarbosa e @dragsboulevard; o seu canal no YouTube é Romulo Vaz Barbosa (ou acesse aqui).

Entrevista com Rômulo Vaz

Entrevista com Rômulo Vaz

Condessa Valéria Vaz na Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré
Condessa Valéria Vaz na Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré

Em primeiro lugar Rômulo Vaz, você faz cosplay há quanto tempo?

Faço alguns cosplays desde 2018!

O que te fez entrar no meio cosplay?

Principalmente meus amigos, mas também pela perfeição de criar os personagens.

De todos os seus cosplays, quais certamente são os seus favoritos? 

É o meu crossplay de Rainha Elizabeth II!

Você já participou de concursos e desfiles cosplays? Se sim, quando foi? Em quais eventos? 

Participei em eventos no Centro Cultural Martim Cererê, Shopping Aparecida, e também em escola onde aconteceu encontro e em lives.

Durante a pandemia de COVID-19, você está fazendo muitos dos famosos cosplay de armário? 

Sim, alguns, como por exemplo a Rainha Elizabeth e o Sasori.

Se você fosse dar um conselho para alguém que está começando agora no meio cosplay, qual conselho seria? 

Venha ser feliz e com criatividade faça seu cosplay.

Qual foi a coisa mais engraçada que aconteceu com você, no meio cosplay? 

Fazer microfone num concurso de cosplay.

Você já passou por alguma dificuldade ou preconceito no meio cosplay? 

Infelizmente, passei por várias.

Você costuma frequentar aos eventos de anime e eventos geek? Se sim, então há quanto tempo participa e como são os eventos por aí? 

Sim, eu participo desde 2018, adoro participar e contribuir com esta cultura.

Quais suas atividades favoritas nos eventos geek e eventos de anime?

Apresentar e estar como rainha Elizabeth.

Além do cosplay, quais são seus hobbies? 

Estar de drag queen e também faço trabalho social. As ações costumam ser em parceria com a Associação Tio Cleobaldo, e principalmente com o Teatro da Solidão Solidária de Goiás.

Com o que você trabalha atualmente?

Como drag queen e também levando teatro para as pessoas de rua.

Para encerrar a entrevista, faço então uma última pergunta: quais são seus sonhos e metas como cosplayer?

Ser reconhecido e ser convidado para trabalhar nos eventos.

O Cabaré das Divas

O Cabaré das Divas é uma das principais apresentações de artistas transformistas que ocorre aqui em Goiânia, e comumente o ator Rômulo Vaz se caracteriza como sua persona Condessa Valéria Vaz e vai se apresentar!

 

 

Devido a pandemia de COVID-19, o evento ficou sem apresentações presenciais por mais de ano, mas agora está voltando com um especial de natal! Se você é de Goiânia e região e estiver procurando por algo legal pra fazer agora em dezembro, aqui está o flyer com todas as informações:

Cabaré das Divas - flyer da edição especial de Natal

 

 

Em conclusão

O ator Rômulo Vaz nunca para de trabalhar, mesmo durante essa pandemia de COVID-19. Muitos de seus trabalhos foram para as redes sociais: se vocês conferirem o Instagram ou seu canal no YouTube, poderão ver muito conteúdo, como por exemplo as lives que ficaram salvas e os projetos culturais.

 

 

Um dos recentes projetos realizados por Rômulo Vaz foi o Junte-se a Elas, com a participação das drags queens  Sarita Brega e Chique e Kanichala. Um outro projeto cultural em que o ator participou foi o Projeto Cultural Antiquários de Goiânia como Manifestação da Cultura Popular, que está no canal do grupo artístico Damas e Cavalheiros de Época.

 

 

Em conclusão, esse é um pouco do trabalho do ator e artista transformista. Se você gostou da entrevista com o Rômulo Vaz, então deixe um comentário e compartilhe com os amigos!

Leiam também: Conheçam a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré e Cosplay | O significado e as origens do hobby que está mais popular.

Comentários

Comentários

Caroline Ishida Date

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *