Entrevista com Aline Cacko, artista gráfico e quadrinista também conhecida como YUKA

É com grande entusiasmo que apresentamos esta entrevista exclusiva com Aline Cacko, uma talentosa artista brasileira conhecida por sua habilidade extraordinária no mundo dos quadrinhos, mangás e design gráfico. Sob o pseudônimo de YUKA, Aline tem cativado fãs com sua arte única.

Nesta entrevista, conheceremos um pouco sobre a vida pessoal e profissional de Aline, explorando principalmente suas influências e projetos notáveis. Descubra como ela transforma suas paixões em arte, desde sua formação em design gráfico até suas colaborações empolgantes, incluindo sua contribuição para o blog Universo Japanese Music, onde ela ilustrou o adorável mascote Kojiro.

Conheça Aline Cacko, artista gráfico e quadrinista também conhecida como YUKA!

Entrevista com Aline Cacko, artista gráfico e quadrinista também conhecida como YUKA

 

Nii-Sans Produções: Para começarmos a entrevista, gostaria de saber como surgiu o apelido “YUKA” e qual é o significado por trás dele? Existe uma conexão especial entre esse apelido e sua arte?

Aline Cacko: Queria desvincular a imagem de “cosplayer” que eu tinha na época e decidi criar um nome artístico. Estava em dúvida entre “Akane” e “Yuu”, aí fiz um jogo de palavras com meu sobrenome “Cacko”, e juntei “Yuu” com “Kako”, ficando “Yuukako”. Um ano depois, vi que o nome soava semelhante a “Yuukaku” (distrito de entretenimento), acabei modificando para “YU~KA”. Aí tive outro problema: nem todos os lugares aceitavam essa grafia com o til, aí ficou “YUKA”. Mas confesso que eu deveria ter escolhido Akane (risos), me sinto o Ruki (the GazettE) trocando de nome no começo da carreira.

 

Nii-Sans Produções: Como você foi introduzida no mundo da arte e do design gráfico? Além disso, quais foram suas principais influências artísticas ao longo de sua jornada?

Aline Cacko: Difícil saber quando fui introduzida a arte, acho que sempre estive envolvida de alguma forma. Mas introdução ao design gráfico eu me lembro bem! Sabe aqueles cursos que vendem na porta da escola? Foi assim que conheci, nasci e cresci no interior e na época não tinha outras opções parecidas, na minha cidade só tinha administração, informática e enfermagem, então esse curso me chamou muita a atenção. Fiz o curso e aprendi o básico, depois de uns 10 anos depois, fiz a faculdade de design gráfico. Amo a área gráfica, mas tive dificuldade de encontrar emprego no interior. Me mudei para o ABC Paulista para procurar na área, e acabei que agora estou cursando tatuagem (risos).

 

 

Nii-Sans Produções: De que forma sua formação em design gráfico influencia seu trabalho como artista visual?

Aline: Escolhi o curso justamente para me ajudar como artista. Cometia erros básicos antes de começar as aulas, como cores de impressão (CYMK) e cores de luz/tela (RGB), hoje eu me sinto assertiva na hora que faço meus produtos, especialmente quadrinhos.

Nii-Sans Produções: O que te atraiu para o mundo dos quadrinhos e mangás?

Aline: Sempre gostei de anime, mas o que me atraiu a ser desenhista foi o jogo “Shaman King: Spirits of Shamans”, de PS1. Demorei para encontrar o mangá, mas achei em um sebo perto da minha casa, eram edições aleatórias da obra. Pra mim era puro ouro! A história (do mangá) de Shaman King me inspirou a ser mangaká.

Gosto mais da temática de terror e investigação, então as pessoas estranham quando digo minha real inspiração. Eu amo o traço antigo e atual do Hiroyuki Takei.

Hoje tenho estudado mais sobre a cultura japonesa e temas de terror, principalmente sobre youkais e deuses.

Nii-Sans Produções: Qual é a sua abordagem ao criar uma história em quadrinhos ou mangá?

Aline: Geralmente a inspiração vem de formas aleatórias, principalmente de música ou devaneios enquanto caminho na rua. Nessas inspirações, transformo em concept art e faço uma pequena sinopse de apoio. Não sou boa com roteiros, e logo já faço os rascunhos para os quadrinhos (risos).

Nii-Sans Produções: Como você descreveria seu estilo artístico? Quais técnicas você mais gosta de utilizar em suas ilustrações?

Aline: Tenho feito mais artes coloridas e alegres nesses últimos anos, mas prefiro algo voltado para o dark art. Acho que posso descrever como uma manifestação de sentimentos, sendo meus ou dos meus clientes.

Nii-Sans Produções: Você poderia compartilhar um pouco sobre alguns de seus projetos mais notáveis até agora?

Aline: Até o momento, tenho apenas “Ukemochi Cafe” publicado, ainda está em hiatus. Recentemente eu comecei a trabalhar com tatuagem e no que estou focando no momento.

 

Nii-Sans Produções: Existe algum trabalho do qual você se orgulha particularmente?

Aline: Me orgulho muito do “Ukemochi Cafe”, o fato de ter dado o meu primeiro passo como quadrinista me deixa muito feliz. 

Nii-Sans Produções: Mudando um pouco de assunto, conte para a gente: Como foi a experiência de ilustrar o mascote Kojiro para o blog Universo Japanese Music?

mascote Kojiro para o blog Universo Japanese Music

Aline: Foi incrível, tive muita liberdade criativa para criá-lo. A referência foi voltada no estilo visual kei dos anos 80, inspirado no artista Hideto Matsumoto. Sou muito fã desse movimento japonês, foi muito satisfatório criar o Kojiro.

Nii-Sans Produções: Aproveitando o gancho da pergunta anterior, você tem interesse ou conexão pessoal com a música japonesa? Conte para a gente quais são as experiências neste meio e seus artistas favoritos!

Aline: A música e cultura japonesa são minha maior inspiração para arte! Aprecio um pouco de tudo do Japão, mas a música é o que mais me cativa. Como disse anteriormente, sou fã do movimento visual kei, conheci na através de Death Note, com a abertura “the WORLD” da banda Nightmare. Considero minha banda favorita, foi meu incentivo para me maquiar, antes eu era bem careta para essas coisas (risos). Já tive a oportunidade de ir em muitos shows de outras bandas aqui no Brasil, são experiências únicas!

Nii-Sans Produções: Quais foram os maiores desafios que você enfrentou como artista até agora e como os superou?

Aline: Tempo. 

Quando comecei a focar em ilustração, em 2018, estava trabalhando e fazendo faculdade… era exaustivo. Tinha pouco tempo para desenhar, então eu aproveitava as aulas vagas e fins de semana.

Uns anos depois, durante a pandemia, consegui aproveitar pelo menos uns 4 meses produzindo “Ukemochi Cafe”. 

Atualmente tenho o desafio da maternidade para conseguir um tempo para desenhar, eu aproveito os cochilos do meu filho para desenhar, atualmente desenho muito mais rápido do que há 6 anos atrás.

Nii-Sans Produções:  Você já colaborou com outros artistas ou escritores? Se sim, como foi essa experiência?

Aline: Ainda não tive essa oportunidade, mas tenho um projeto que gostaria de criar uma equipe para executar.

Nii-Sans Produções: Quais são seus próximos projetos ou colaborações em que os fãs podem se interessar?

Aline: Estou focando em estabilizar financeiramente. Meus próximos projetos serão voltados para a tatuagem.

Nii-Sans Produções: Qual conselho você daria para jovens artistas que estão começando suas jornadas criativas?

Aline: A arte é um caminho difícil, mas é o que o coração acredita ser o melhor a se seguir. É preciso muita dedicação e estudo em qualquer área, e a arte não é diferente. 

Nii-Sans Produções: Para finalizar a entrevista, existe algo mais que você gostaria de compartilhar com seus fãs ou com aqueles que estão conhecendo seu trabalho agora? Para quem deseja acompanhar você e seu trabalho fielmente, talvez para te contratar para algum serviço, quais redes sociais e plataformas isso se tornará possível?

Aline: Olá, me chamo Aline Cacko, também sou conhecida como YUKA. Sou ilustradora em estilo mangá e tatuadora em estilo blackwork/dark art. Vocês podem acompanhar meu trabalho através das redes sociais!

 

Instagram: YUKA

Instagram: Cacko Tattoo

Email: [email protected]

 

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *