Análise do anime Blue Period (2021), inspirado no mangá de Tsubasa Yamaguchi
A cada estação do ano, vários animes novos são lançados no Japão. Comumente, as esações são marcadas por vários animes interessantes. Em outubro de 2021, juntamente com Platinum End, foi lançado o anime Blue Period. Eu demorei um pouco para assistir Blue Period, mas estou aqui para falar sobre ele e publicar sua análise!
E já digo uma coisa: se você prefere animes curtos, então poderá gostar de Blue Period. É um anime curto e certamente incrível! Sendo assim, confira aqui sobre o que se trata e sabia onde assistir!
Ficha técnica
“Despertar para o prazer da pintura”
Inspirado no mangá da autora Tsubasa Yamaguchi
Demografia: seinen
Gênero: drama, slice of life
Classificação indicativa: +12
Período de exibição: 2 de outubro de 2021 – 18 de dezembro de 2021
Episódios: 12
Estúdio: Seven Arcs
Direção: Koji Masunari e Katsuya Asano
Música: Ippei Inoue
Disponível em: Netflix
Sinopse:
Entediado com a vida, o adolescente Yatora Yaguchi mergulha no maravilhoso mundo da arte depois de encontrar inspiração em um quadro. – Netflix
Trailer:
Enredo
Yatora Yaguchi é um estudante do colegial e, assim como os outros estudantes, várias dúvidas o cercam. E ele é um rapaz bastante sociavel e com várias notas altas na escola, mas isso não impediu suas dúvidas. Com o que trabalhar futuramente? Fazer ou não um curso na universidade? Se sim, então qual curso fazer? Certamente, todos nós já tivemos também dúvidas similares. Por isso mesmo, pode ser fácil se identificar com Yatora Yaguchi.
O que o jovem exemplar realmente deseja?
Um dia, ele conhece alguns alunos do Clube de Artes de sua escola. Yatora Yaguchi não apenas conversa com esses alunos, mas também vê as suas pinturas para o Clube de Artes. E quem mais lhe chamou a atenção naquele momento foi Maru Mori com a sua própria arte angelical. Literalmente, a garota ama desenhar e pintar qualquer obras angelicais, e é a mesma obra abaixo:
Tendo essa obra como inspiração, Yatora Yaguchi decide entrar no mesmo Clube de Artes e fazer a prova para uma das maiores universidades de artes do Japão. Além de Maru Mori, ele busca intensamente se inspirar nos colegas que julga como mais talentos. E certamente você também irá considerar impossível não amar as artes de Blue Period.
Considerações sobre Blue Period
Esse não é uma obra de ação, então não assista esperando grandes aventuras ou grandes batalhas. A real é que ele é super cotidiano. É um anime ótimo para quem está buscando algo mais calmo! Blue Period realmente passa essa calma, assim como nos passa informações sobre o mundo artístico e muitas artes lindas! Poderá ser bastante inspirador, inclusive.
Há pontos que gostei bastante no anime. Em primeiro lugar, a naturalidade que trouxe uma personagem trans. Não jogou como a “garota trans”, simplesmente. Antes de tudo, foi a “garota artista talentosa”, ou então “uma das inspirações para o Yatora Yaguchi entrar no clube de artes”. Portanto, leva um tempo para sabermos disso.
Em segundo lugar, inicialmente existe a impressão que os amigos do Yatora Yaguchi são babacas. Afinal, eles tem todo aquele aspecto bad boy (que considero insuportável). Então, ficamos com medo por ele, pois ele acha que os amigos não gostarão do sonho dele. O que, ele virar artista? Entretanto, não é por aí!
O que torna ainda melhor: não tem sexualização de personagens. Todos os personagens são bonitos, mas sem a necessidade de serem sensuais. Há muitas obras cujos adolescentes são sexys, o que certamente dá muita agonia em parte do público. O que talvez tenha colaborado com esse detalhe: Tsubasa Yamaguchi é uma mulher. A maioria das mulheres escritoras gostam de criar personagens bonitos, mas não necessariamente sensuais. Isso enriquece a obra.
Acredito que tenha se tornado um dos meus animes favoritos, pois soube trabalhar bem cada personagem do anime. Mesmo os personagens secundários tem sua personalidade bem trabalhada, o que é legal. Além disso, realmente é possível se identificar um pouco com os personagens. Animes com temas mais cotidianos tem essa vantagem de nos identificarmos com seus personagens.
Em conclusão, essa é a nossa análise do anime Blue Period (2021), inspirado no mangá de Tsubasa Yamaguchi.
A pré-venda do volume 01 do mangá já está disponível para o Brasil pela Amazon e pela Editora Panini. Acesse: Blue Period – 01 | Amazon.com.br e Blue Period – 01 (panini.com.br)
Leia nossas análises: Análise Crítica de Your Name (2016) e Análise da primeira temporada de Psychic Princess (2019).
Leia também em nosso portal: Slice of Life | O que significa e como é nos animes?