A Cronologia da saga de jogos Devil May Cry

Devil May Cry 5

A Cronologia da saga de jogos de Devil May Cry

Adentrando o reino dos jogos eletrizantes, ergue-se a lendária franquia Devil May Cry. Criada pela Capcom, essa saga de ação Hack and Slash já soma sete títulos em seu repertório, abarcando cinco capítulos da série principal, um emocionante Reboot e um ousado spin-off. Contudo, ao contrário de muitos êxitos de renome, a saga Devil May Cry tece sua história em uma trama labiríntica, onde a sequência dos jogos não segue a linearidade dos números. E é exatamente sobre isso abordaremos hoje: A Cronologia da saga de jogos Devil May Cry.

Desenhada como um turbilhão de ação-aventura Hack and Slash, a série Devil May Cry desvenda as investidas do protagonista Dante, incansável em aniquilar demônios como uma vingança pelo trágico destino de sua mãe. A trama se entrelaça com a intensidade de sua jogabilidade, que consiste em dizimar inimigos desencadeando uma sinfonia furiosa de ataques, evitando dano iminente, tudo em prol de apresentar um espetáculo de combate estilizado. Nesse palco, a eloquência dos movimentos, o domínio do tempo e a eficácia dos recursos adquiridos reverberam na avaliação do desempenho do jogador.

Traçando tênues conexões com a épica obra “A Divina Comédia”, por meio de sutis alusões, o jogo inaugural desabrochou como um rebento da série Resident Evil. No entanto, diante da notável dissemelhança com a premissa original, Devil May Cry floresceu como uma entidade autônoma, cintilando com sua própria trama.

Com vendas que ultrapassam a marca dos 16 milhões de cópias, a série ostenta a cobiçada insígnia “Platina” da Capcom. O carismático protagonista Dante colhe aplausos fervorosos, erguendo-se como um ícone venerado da indústria dos jogos. Do sucesso da franquia brotaram livros, quadrinhos, uma aclamada série animada, guias especializados e uma galáxia de colecionáveis. Em um cenário monumental, durante o Tokyo Game Show de 2010, a Capcom alçou o véu sobre “DmC: Devil May Cry”, um projeto cocriado pela Ninja Theory e a própria Capcom. Esse jogo almejava revigorar a série, explorando temas similares e satirizando a sociedade. A E3 de 2018 descortinou um novo diamante, “Devil May Cry 5”, cujo lançamento ocorreu em março de 2019, envolvendo a comunidade em um torvelinho de expectativa e entusiasmo.

 

Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

Devil May Cry 3

 

Neste terceiro capítulo, Dante estabelece uma loja especializada em eliminar demônios diretamente em suas residências, embora ele ainda não tenha escolhido um nome para o estabelecimento. Pouco depois de Dante sair do banho, um homem enigmático chamado Arkham aparece, trazendo consigo um convite de seu irmão, Vergil, manifestado por meio de um ataque brutal de criaturas demoníacas. Após derrotar os inimigos, uma imponente torre emerge do solo a uma curta distância dali. Intuindo que Vergil esteja no topo da estrutura, Dante encara a situação como um desafio.

Ao longo de sua jornada, Dante enfrenta diversos demônios em combate, os quais, uma vez derrotados, se tornam suas armas. Durante essas provações, ele é emboscado por uma mulher em uma motocicleta, posteriormente chamada de Lady por Dante. Lady é filha de Arkham e deseja vingar a morte de sua mãe, culpando Arkham por isso. Arkham, que está colaborando com Vergil, planeja adquirir metade do amuleto de Dante, já que a mãe dos gêmeos confiou uma parte desse amuleto a cada um deles. Juntos, eles reativam a torre, possibilitando a conexão entre o mundo humano e o mundo dos demônios.

Após diversas batalhas, Dante se depara com Jester, um palhaço de humor peculiar e misterioso. Ao chegar ao topo da torre, Dante confronta Vergil e é derrotado, sendo empalado por sua própria espada. Quando Vergil rouba o amuleto de Dante, os poderes demoníacos latentes nele ressurgem, e ele investe contra Vergil com uma intensidade avassaladora. Arkham aparece, instigando Vergil a prosseguir com o plano, ignorando o irmão. Dante se recupera e continua sua missão, enfrentando uma variedade de demônios, até finalmente alcançar a sala de controle no subsolo da torre. Lá, ele reencontra Vergil, que está frustrado por não conseguir ativar a torre. Os irmãos travam mais uma batalha, porém são interrompidos por Lady e, em seguida, por Jester. Revela-se que Jester é, na verdade, Arkham, manipulando todos para reativar a torre em prol de seus próprios objetivos.

O plano de Arkham consiste em atravessar o mundo dos demônios e se apoderar da Force Edge, a forma adormecida da lendária espada de Sparda, pai de Dante e Vergil. Essa espada contém a maior parte do poder demoníaco e seria utilizada por Arkham para infestar a Terra com demônios sob seu controle. A torre então se transforma conforme o feitiço de Arkham, elevando-o até o topo, enquanto Vergil desaparece no tumulto.

Dante luta para alcançar novamente a torre e, eventualmente, se confronta com Lady, que está determinada a perseguir Arkham. Depois de derrotá-la, Lady empresta sua arma mais poderosa a Dante. Chegando novamente ao topo da torre, Dante atravessa o mundo demoníaco e enfrenta Arkham, que agora se transformou na forma demoníaca de Sparda. Diante do poder esmagador de Arkham, ele se metamorfoseia em uma terrível criatura. Em meio à batalha, Vergil surge e os irmãos se unem para derrotar Arkham. Arkham é arremessado para fora do mundo demoníaco em um estado debilitado, caindo do topo da torre, onde Lady o elimina. No mundo demoníaco, Dante enfrenta Vergil para evitar que ele assuma a Force Edge e as metades do amuleto. Após ser derrotado, Vergil decide permanecer e se lança no abismo com sua metade do amuleto.

Dante retorna ao mundo humano e encontra Lady fora da torre. No desfecho, os dois se tornam amigos e decidem unir forças para caçar demônios. Dante batiza sua loja com o nome “Devil May Cry”, inspirado nas palavras de consolo que Lady ofereceu sobre seu irmão. Uma cena após os créditos revela Vergil no mundo demoníaco, enfraquecido, porém determinado, preparando-se para enfrentar Mundus, o antigo inimigo de seu pai. Após a batalha contra Mundus, Vergil é derrotado e se vê forçado a servir Mundus como o cavaleiro Nelo Angelo.

 

 

Devil May Cry

Devil May Cry

 

“Devil May Cry” inicia com Dante (com a voz de Drew Coombs) sendo surpreendido em seu escritório por Trish, uma mulher enigmática. Demonstrando sua habilidade ao esquivar-se facilmente de seu ataque, Dante revela que sua missão é caçar demônios, em busca daqueles responsáveis pela morte de sua mãe e irmão. Trish informa que seu ataque foi apenas um teste, e revela que Mundus, o imperador dos demônios que Dante culpa pela tragédia familiar, planeja retornar. A narrativa então avança para ambos chegando a um vasto castelo, no qual Trish pula abruptamente e some por cima de um alto muro.

Dante começa a explorar o castelo e encontra os típicos inimigos do jogo, as marionetes demoníacas. Ele também descobre uma nova espada, a Alastor, e confronta seu primeiro chefe, o gigantesco ser que parece uma mistura de aranha e escorpião, conhecido como Phantom. Dante emerge vitorioso, porém, de maneira recorrente, o monstro derrotado ressurge pouco depois em um corredor, forçando Dante a escolher entre uma fuga apressada ou enfrentar a criatura em um espaço confinado.

Após mais exploração e combates, Dante se depara com Nelo Angelo, um demônio que exala confiança. Dante é derrotado, mas abruptamente Nelo Angelo foge ao notar o amuleto partido ao meio com a foto da mãe de Dante. O demônio o confronta mais duas vezes, revelando, eventualmente, ser o próprio irmão gêmeo de Dante, Vergil. Após a morte de Angelo/Vergil, seu amuleto se une ao de Dante e à “Force Edge”, a espada principal do jogo que pertencia ao pai dos gêmeos, transformando-se na verdadeira espada Sparda.

Na sequência, Dante reencontra Trish, que o trai e revela estar trabalhando para Mundus também. Entretanto, quando sua vida está em risco, Dante decide resgatá-la, alegando que o faz apenas por ela se assemelhar muito à sua mãe. Ele adverte Trish para manter distância, mas, ao confrontar Mundus, que está prestes a matar Trish, Dante novamente a salva, porém é ferido no processo. Mundus tenta eliminá-lo, mas Trish se interpõe e recebe o ataque do demônio. Esse evento desencadeia todo o poder latente de Dante, permitindo que ele assuma a forma de Sparda. Dante e Mundus então se enfrentam em um plano de existência alternativo.

Dante sai vitorioso e deixa seu amuleto e espada ao lado do corpo imóvel de Trish antes de partir. Mundus retorna e encurrala Dante, que agora está novamente em sua forma normal, impedindo-o de escapar da ilha. Trish também retorna e transfere seu poder para Dante. Dante derrota Mundus, que promete retornar e dominar o mundo humano. Quando Trish tenta se desculpar e começa a chorar, Dante lhe diz que ela está se tornando mais humana e menos demônio, pois “demônios nunca choram”. Dante e Trish escapam em um avião enquanto a ilha entra em colapso. Após os créditos, é revelado que Dante e Trish estão trabalhando juntos como parceiros e renomearam sua loja para “Devil Never Cry”.

 

 

Devil May Cry 2

Devil May Cry 2

Passada nos tempos modernos, na cidade fictícia de Vie de Marli, a trama se concentra em Dante e Lucia, que unem forças para impedir que Arius, um empresário ambicioso, dê vida ao demônio Argosax e conquiste poder supremo. A narrativa é predominantemente apresentada por meio de uma combinação de cenas cinematográficas usando o motor de jogo, bem como vídeos pré-renderizados em alta qualidade.

“Devil May Cry 2” foi recebido com opiniões diversas. As críticas foram direcionadas às escolhas de desenvolvimento que tornaram o jogo substancialmente diferente de seu predecessor, incluindo a redução da dificuldade e mudanças na personalidade de Dante. Apesar da recepção dividida, o jogo obteve sucesso comercial.

 

Devil May Cry 4

Devil May Cry 4

No quarto título da série, há uma inversão de papéis em relação ao primeiro “Devil May Cry”, do qual o quarto jogo é uma continuação direta. Aqui, um novo protagonista assume o centro das atenções: Nero, um jovem híbrido de humano e demônio. Ele faz parte de um grupo devoto a Sparda, o Lendário Cavaleiro Negro e pai de Dante e Vergil. A incumbência de Nero é eliminar todos os demônios remanescentes. Dante, sendo descendente de Sparda, também é altamente respeitado por esse grupo, conhecido como a “Ordem dos Cavaleiros Sagrados”, ou “Holy Knights Order”. No entanto, Dante acaba atacando a irmandade e assassinando o líder autodenominado “Papa” Sanctus. Isso leva Dante, que foi o protagonista de jogos anteriores, a se tornar o alvo da vingança de Nero.

Apesar da semelhança física entre os dois, o novo protagonista, Nero, é mais jovem e suas vestimentas diferem das de Dante, embora o estilo geral seja bastante parecido. Os métodos de ataque de Nero assemelham-se aos de Dante. Notavelmente canhoto, Nero maneja sua espada, a “Red Queen”, apenas com o braço esquerdo, já que seu braço direito é ocupado pelo “Devil Bringer”, seu membro demoníaco. Ele também emprega a técnica “EXCEED”, que aprimora seus golpes com a “Red Queen”, tornando-os mais letais. Além disso, Nero possui uma arma de fogo de cano duplo, a “Blue Rose”, e pode alternar entre esses modos de ataque instantaneamente.

No entanto, Nero tem uma carta na manga muito especial: seu braço direito, conhecido como “Devil Bringer”, que é dotado de poderes demoníacos e simboliza seu lado sombrio. Com esse braço, Nero emite uma aura demoníaca capaz de agarrar e manipular oponentes. Ele pode trazê-los para perto ou afastá-los conforme a situação exige. O “Devil Bringer” introduz um novo conjunto de sequências de ataques, além de causar danos consideráveis aos oponentes, incluindo os chefes, quando usado de forma estratégica.

Conforme a história progride, Nero obtém a espada “Yamato” no laboratório de Agnus, um cientista da Ordem. Ele descobre que a espada possui uma conexão com Dante, tendo pertencido a Vergil, irmão de Dante. Também é revelado que a “Yamato” é a única espada capaz de abrir o mundo demoníaco, bem como destruir o “Hell Gate” (Portão do Inferno). Este último é o motivo pelo qual a Ordem estava estudando a espada.

 

Devil May Cry 5

Devil May Cry 5

 

A história se desenrola cinco anos após os eventos de “Devil May Cry 4”, com Nero à frente de sua própria agência de caça a demônios, que opera em uma van decorada com um luminoso de neon escrito “Devil May Cry”, um presente de Dante. Kyrie, sua noiva, e Nico, engenheira habilidosa, oferecem apoio. Em 30 de abril, entretanto, Nero encontra um demônio agonizante que arranca seu braço, o Devil Bringer, transformando-o na Devil Arm Yamato para abrir um portal de fuga. Poucos dias depois, um indivíduo conhecido como “V” busca os serviços de Dante, Lady e Trish para eliminar um demônio ressurgido. No dia 16 de maio, o grupo chega a Red Grave City, onde cruzam caminhos com Nero, compartilhando um alvo comum: Urizen, um demônio que implantou a árvore demoníaca Qliphoth na cidade, alimentando-se do sangue das pessoas.

O grupo se une na tentativa de enfrentar Urizen, porém, o demônio domina todos, forçando Dante a resgatar Nero com V levando-o em segurança. Com a Espada Rebellion quebrada por Urizen, Dante é obrigado a utilizar a Espada de Sparda, mas é facilmente derrotado e expulso da Qliphoth. Urizen captura Lady e Trish, transformando-as em núcleos para os demônios Artemis e Cavaliere Angelo.

Um mês depois, em 15 de junho, Nero retorna a Red Grave City com um novo braço protético, o “Devil Breaker”, criado por Nico. Após derrotar o demônio Golias, que busca o fruto da árvore Qliphoth – formado por sangue humano condensado – Nero encontra V, que está caçando Qliphoth pelo mesmo motivo. Conforme a dupla destrói as raízes da árvore enquanto busca por Dante, Nero derrota Artemis para resgatar Lady, enquanto V elimina o demônio-parasita Nidhogg, libertando inadvertidamente a construção de raiz Gilgamesh, que passa a perseguir Nero. Ao descobrir que outro demônio, Malphas, também deseja o fruto de Qliphoth e busca o Sparda para impedir que os descendentes do lendário cavaleiro o obtenham, V une forças com Nero. Enquanto procuram o Sparda, V e Nero se deparam com Dante em um estado de hibernação, uma presença mantida oculta pela Espada de Sparda.

Após Dante entender o que ocorreu durante seu período de repouso, ele enfrenta Cavaliere Angelo, libertando Trish no processo. V revela a Trish que Urizen, na verdade, é o lado demoníaco de Vergil, irmão de Dante. Vergil utilizou o poder da Yamato para separar suas partes humana e demoníaca, com V surgindo como manifestação de sua parte humana, agora à beira da morte. Ao conhecer V, Dante compreende a história completa e deduz que o poder da Rebellion é seu oposto. Ao viajar até os restos de sua casa de infância, Dante descobre que seu pai lhe deu a Rebellion para que ele absorvesse o Sparda. Dante perfura seu próprio corpo com a espada quebrada, incorporando o Sparda em si, desencadeando sua forma Sin Devil Trigger e obtendo sua própria Devil Sword Dante. Nero tenta confrontar Urizen novamente, mas é novamente dominado, com Dante chegando a tempo de salvá-lo.

Dante utiliza seus novos poderes para ganhar vantagem até que Urizen se retira à medida que a Qliphoth começa a dar frutos. Enquanto Dante luta com o dilema de aceitar a ajuda de Nero, um V debilitado argumenta a favor disso. Os três se separam para encontrar seu próprio caminho até Urizen. Dante chega primeiro e derrota King Cerberus antes de enfrentar Urizen, que agora comeu o fruto da Qliphoth. Enquanto isso, depois de resgatar V de Malphas, Nero descobre a verdade sobre a história de Dante e Vergil. Junto com V, ele encontra o Sparda e Dante, adormecido e escondido pela espada.

Quando Dante desperta e entende o que aconteceu, ele enfrenta Cavaliere Angelo, libertando Trish no processo. V então revela a Trish que Urizen é, na verdade, o lado demoníaco de Vergil, irmão de Dante. Vergil usou o poder da Yamato para separar suas partes humana e demoníaca, com V representando sua parte humana, agora à beira da morte. Após ouvir a história completa de V e entender seu próprio passado, Dante percebe que o poder da Rebellion é o oposto e, ao viajar para os restos de sua casa de infância, descobre que seu pai lhe deu a Rebellion para absorver o Sparda. Dante perfura seu próprio corpo com a espada quebrada, fundindo-se com o Sparda e desencadeando sua forma Sin Devil Trigger, além de adquirir sua própria Devil Sword Dante. Nero tenta mais uma vez enfrentar Urizen, mas é dominado novamente, e Dante chega a tempo de salvá-lo.

Dante ganha vantagem com seus novos poderes até que Urizen se retira à medida que a Qliphoth começa a frutificar. Enquanto Dante enfrenta seu dilema sobre Nero se juntar a eles, um V debilitado argumenta a favor da cooperação e os três partem separadamente para enfrentar Urizen. Dante chega primeiro, derrotando King Cerberus antes de enfrentar Urizen, que agora consumiu o fruto da Qliphoth. Enquanto isso, após salvar V de Malphas, Nero descobre a história de Dante com Vergil. Junto a V, ele encontra o Sparda e Dante, que estava adormecido e escondido pela espada.

Com Dante lutando por sua independência, ele finalmente encontra Vergil, e os filhos de Sparda envolvem-se em um duelo, durante o qual Dante revela a Vergil que Nero é seu filho. Em uma ligação com Kyrie, Nero desabafa suas emoções conflitantes ao se deparar com sua família e pela impotência de não ter conseguido salvar Credo, irmão de Kyrie, anos atrás. Kyrie incentiva Nero a confiar em seus instintos, e ele decide salvar seu pai e tio de destruírem um ao outro.

Nero chega a tempo de impedir Dante e Vergil de continuar seu combate, ativando completamente seu Devil Trigger enquanto regenera seu braço direito. Vergil questiona a resolução de seu filho por uma solução pacífica, mas relutantemente concorda. Entregando o livro de V a Nero como lembrança, Vergil se une a Dante em uma jornada ao Submundo para cortar a Qliphoth e selar o portal antes que ele se estabeleça na Terra.

À medida que a Qliphoth cai e a cidade é salva, Nero parte de Red Grave City ao lado de Nico, enquanto eles limpam os demônios que restam pelo caminho. Semanas depois, Trish e Lady aceitam um novo trabalho oferecido por Morrison, a quem Dante deixa no comando de seu escritório. No Submundo, Dante e Vergil enfrentam-se incessantemente, equilibrados e continuamente interrompidos por demônios tentando eliminá-los. Apesar de sua rivalidade, parece que a relação entre os irmãos está mais amigável.

 

 

 

E fora da cronologia principal?

Navegar pela saga Devil May Cry é uma jornada emocionante e repleta de reviravoltas, onde os demônios e caçadores de demônios colidem em uma narrativa intrincada. No entanto, a linearidade da cronologia principal não conta toda a história. Há uma dimensão adicional para explorar, uma série de criações que vão além dos eventos cruciais que compõem o cerne da saga.

A ordem de jogos na série principal, como revelado pelo lançamento de Devil May Cry 5, trouxe clareza à compreensão dos eventos da história. O impacto de Devil May Cry 2, um jogo anteriormente considerado como o capítulo final, foi recontextualizado, revelando sua verdadeira posição na narrativa.

No entanto, o universo de Devil May Cry se estende para além dos jogos. Light novels e mangás enriquecem esse cenário demoníaco com histórias paralelas, aprofundando ainda mais os personagens e suas jornadas. O anime original, disponível via Prime Video, que trouxe o destemido caçador de demônios para as telas, e uma nova animação aguardada, produzida pelo aclamado estúdio de Castlevania, oferecem novas perspectivas e aventuras.

E é importante lembrar que existem 2 jogos que não se encaixam diretamente na cronologia principal. São títulos que expandem os limites da narrativa, introduzindo abordagens alternativas e reviravoltas únicas.

 

DmC: Devil May Cry

DmC Devil May Cry

Lançado em 2013, “DmC: Devil May Cry” apresentou uma abordagem ousada à icônica série, revitalizando-a com um novo visual e uma reimaginação da história, onde os jogadores testemunharam o jovem caçador de demônios Dante lutar contra uma corporação demoníaca, explorando um universo contemporâneo repleto de estilo, ação intensa e elementos visuais arrojados que geraram debates fervorosos entre os fãs sobre sua diferenciação em relação à narrativa principal.

Devil May Cry: Peak of Combat (Mobile)

“Devil May Cry: Peak of Combat” é um genuíno jogo para celular Devil May Cry criado em conjunto pelo desenvolvimento de jogos Yunchang e a equipe oficial da CAPCOM Devil May Cry! O jogo herda a combinação de Devil May Cry livre e flexível, habilidades de habilidade e estratégia, estilo de luta deslumbrante e irrestrito e, ao mesmo tempo, traz aos jogadores uma experiência de combinação envolvente com tecnologia de captura de movimento líder da indústria. O problema é que tá uma bagunça, um “lança” e “não lança”. Notícias de que já havia sido lançado, mas você não encontra na Play Store, e vai olhar as outras notícias e encontra nada…

 

 

 

 

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

Comentários

Comentários

Caroline Ishida Date

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *