Resenha de O Pálido Olho Azul (2022), o mais novo filme de suspense que tem Edgar Allan Poe como personagem

O Pálido Olho Azul

Resenha de O Pálido Olho Azul (2022), o mais novo filme de suspense que tem Edgar Allan Poe como personagem

O filme O Pálido Olho Azul (2022) é uma das obras mais comentadas atualmente da Netflix, e com seu teor gótico, era impossível eu não me interessar. Aqui, dois artistas que eu já admirava trabalham no filme: Christian Bale e Harry Melling estrelam o suspense de Scott Cooper, que se baseia no best-seller de Louis Bayard. Além disso, O Pálido Olho Azul foi uma das surpresas em janeiro e que permaneceu por dias entre os mais assistidos da plataforma de streaming Netflix. Ainda assim, seu final enigmático deixou alguns fãs curiosos. Então, por que não aproveitar e trazer também a resenha de O Pálido Olho Azul? E já dou um leve spoiler: compensa assistir.

O ano é 1830. Um detetive cansado da vida é contratado com o maior cuidado para investigar o terrível assassinato de um cadete de West Point. Porém, o código de silêncio dos cadetes se mostra um grande contratempo na investigação, levando o detetive a buscar a ajuda de um aluno da academia: o jovem Edgar Allan Poe. Sim, aqui temos o famoso poeta gótico como um dos personagens principais!

Ficha técnica

O Pálido Olho Azul

Título original: The Pale Blue Eye

Direção e roteiro: Scott Cooper

Gênero: Suspense gótico

Disponível em: Netflix

Estrelando: Christian Bale, Harry Melling, Gillian Anderson,

Baseado no livro de Louis Bayard

Sinopse:

Um detetive aposentado recruta um cadete chamado Edgar Allan Poe para ajudar a investigar um terrível assassinato na Academia Militar dos EUA.Netflix

Trailer

 

 

Enredo de O Pálido Olho Azul (2022)

Harry Melling como Edgar Allan Poe em O Pálido Olho Azul
Harry Melling como Edgar Allan Poe em O Pálido Olho Azul

A narrativa é um thriller gótico que gira em torno de uma série de assassinatos fictícios que ocorreram em 1830 na Academia Militar dos Estados Unidos, envolvendo o jovem cadete Edgar Allan Poe (Harry Melling). O detetive aposentado Augustus Landor (Christian Bale) foi chamado e fica encarregado de investigar os tais assassinatos e tentar descobrir por pistas de, minimamente, porque os garotos foram até mesmo mutilados: todos eles tiveram seus corações retirados. Sim, é bem punk o que acontece com os rapazes que morreram. Contudo, no primeiro assassinato, o detetive conseguia perceber que era coisa de profissional. Já nos outros, se teve menos cuidado. Dessa forma, acho que já dá para imaginar que o principal mistério da trama é a verdadeira identidade do responsável pelo assassinato dos cadetes. Foi uma única pessoa?

Entretanto, o detetive descobre que as coisas são muito mais complicadas do que parecem quando ele compreende que os homicídios são apenas o primeiro passo de um plano ainda mais macabro. Apenas esse plano mais macabro que se tornou levemente clichê no filme: uma família com motivos para fazer rituais satânicos. De qualquer forma, por isso mesmo que o detetive precisava da ajuda de Edgar Allan Poe. Já que era cadete, poderia simplesmente fingir ter uma maior amizade com os outros e tentar descobrir informações relevantes. Fingir, porque ele nunca teve real intenção em amizade com seus colegas ali. Só que o filme traz muito mais reviravoltas do que rituais esquisitos…

O Pálido Olho Azul é uma história real?

Há um grande questionamento entre o público que assistiu o filme: O Pálido Olho Azul é uma história real? Edgar Allan Poe na verdade serviu como cadete em West Point por dois anos antes de se aposentar do exército. Depois disso, ele começou sua carreira de escritor. No entanto, o longa-metragem de Scott Cooper é totalmente fictício, baseado no romance de Louis Bayard. O livro e o filme são inteiramente ficcionais e possui várias referências ao livro de Poe. Ou seja, apesar do sucesso de Edgar Allan Poe na ficção policial, não há registro de que ele ajudou a resolver um mistério real. Nem mesmo o detetive Augustus Landor no filme existiu na vida real.

Recepção do público e da crítica

Via IMDb, O Pálido Olho Azul recebeu uma avaliação de 6,7/10 conforme a votasção de 61 mil usuários. Já via Rotten Tomatoes, o novo filme O Pálido Olho Azul recebeu 62% de aprovação da crítica especializada, conforme mais de 170 avaliações. O filme também conta com uma aprovação de 72% do público em geral, com mais de mil avaliações. Caso você ainda esteja na dúvida se compensa ou não assistir, talvez seja uma boa dar uma chance ao filme. Afinal de contas, mesmo que não tenha sido considerado o melhor filme do mundo, ainda assim tem uma pontuação boa. Ou seja, há chances enormes de você se divertir enquanto assiste!

Procurando por filmes para assistir? Confira então em nosso portal: Os melhores filmes de vampiros para você maratonar e 16 Filmes chineses que você precisa assistir!

Comentários

Comentários

Caroline Ishida Date

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *