Resenha de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012) – com spoilers

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)

Resenha de Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012) – com spoilers

No filme Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros lançado em 2012, somos levados a uma narrativa alternativa onde Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos, enfrenta uma ameaça sobrenatural. Descobre-se que vampiros estão tramando para dominar a nação, lançando Lincoln em uma missão perigosa e crucial: erradicar esses seres da escuridão que ameaçam a existência dos Estados Unidos. Sob a direção de Timur Bekmambetov e com um roteiro concebido por Seth Grahame-Smith, o filme estrela Benjamin Walker, Rufus Sewell e Dominic Cooper em papéis que reimaginam a história americana de uma maneira intrigante e cheia de ação.

Eu assisti ao filme pela primeira vez pouco após seu lançamento, quando o DVD chegou à locadora mais próxima de casa. Recentemente, decidi assistir novamente pela plataforma de streaming Star+. Lembrava de mais nada do filme, apenas que era interessante. Ok, Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros pode não se destacar como uma obra-prima do terror ou dos filmes de vampiros, mas oferece uma abordagem intrigante. Vampiros românticos? Não tem aqui! É só vampirão malvadão mesmo. Cuidado, pois o texto terá spoilers!

Enredo

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)

A história prefere lendas aos homens. Prefere a nobreza à brutalidade, os discursos grandiosos aos atos silenciosos. A história lembra a batalha, mas esquece o sangue. Qualquer que seja a história que se lembre de mim, se alguma vez se lembrar de mim, lembrar-se-á apenas de uma fração da verdade. Seja lá o que for – marido, advogado, presidente – sempre me considerarei, antes de mais nada, um caçador. – Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)

Nancy Lincoln, interpretada por Robin McLeavy, é retratada como a mãe de Abraham Lincoln, que futuraemente se tornaria presidente e interpretado por Benjamin Walker. Era uma família aparentemente feliz. Papai e mamãe cuidando do jovem Abraham, trabalhando de boas, até que um garoto negro chamado Willian é agredido por um senhor de escravos – mesmo o garotinho tendo nascido livre. Desobedecendo o seu pai, Abraham sai correndo para ajudar o menino. Abraham sempre odiou a escravidão, assim como a sua mãe, que sempre dizia que ninguém nunca será livre enquanto houver escravidão. Só que, claro, o senhor não gostou nada da ideia de terem defendido o garoto negro – e, ainda por cima, o pai de Abraham falar que não pagaria dívida alguma para um sujeito que agrediu seu filhinho.

Claro, não parou por aí. É só o comecinho do enredo. Nancy acaba por se tornar uma vítima de um terrível ataque por uma criatura sobrenatural. Profundamente perturbado pela tragédia, Abraham Lincoln declara uma guerra impiedosa contra as forças das trevas, iniciando uma cruzada para erradicar os vampiros. Entretanto, ele não fará isso sozinho. Quando ele cresce, ele dá um jeito de arrumar um revólver e caçar o sujeito que matou sua mãe. De início, ele não entendia muito bem as criaturas das trevas – e só quando percebeu que vampiros não eram derrotados facilmente que se deixou ser treinado pelo expert Henry.

Ah, Henry… Ele foi um dos melhores amigos Abraham Lincoln, embora seja repleto de segredos. Além disso, Abraham Lincoln também tinha tanto desejo de vingança que tinha dificuldades de enxergar algo além de vingança e derrotar vampiros. Às vezes, podia ocorrer de não valorizar seus amigos devidamente ou de se atentar melhor à sua família – o que lhe causa inúmeros problemas.

Para começar. Henry, já que citamos ele. Henry tem um motivo básico para treinar jovens caçadores de vampiros: ele próprio é um vampiro, transformado contra a sua vontade – além de ter visto sua noiva morrer em sua frente e não ter conseguido protegê-la. Ele também tem sua sede de vingança, mas tem um problema: em Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, um vampiro não pode ferir ou destruir outro vampiro. Nisto, Henry treina jovens humanos para que possam se vingar e fazer aquilo que ele próprio deseja. O problema é que, mesmo que tenha sido sucedido em sua vingança apenas graças a Henry, nosso protagonista muitas vezes não o valorizava adequadamante como um amigo. Ok, o cara é um vampiro, mas ensinou muito a Abraham.

Abraham também só conseguiu uma moradia e um emprego normal por um bom tempo de sua vida adulta graças ao seu amigo Joshua Speed, interpretado por Jimmi Simpson. Mas na hora de falar abertamente sobre seus amigos, Abraham não incluiu Joshua em seu discurso de “amigos de verdade”. Isso causou problemas, pois Joshua perdeu o completo respeito pelo protagonista caçador de vampiros. O próprio Joshua gostou da ideia, futuramente, de se tornar um caçador de vampiros amador, mas no final das contas… Joshua não se importava de sacrificar Abraham para terminar de destruir todos os vampiros. Quando eles foram para aquele trem, carregar a prata que poderia destruir todos os vampiros, Joshua literalmente usou Abraham e Willian como iscas.

Willian, a criança negra. Após adultos, Willian procura por Abraham, ainda mais que ficou sabendo que Abraham estava estudando para se tornar advogado. Tudo que Willian precisava, já que ele havia nascido livre e, mesmo assim, a sociedade desejava tratá-lo como se não fosse um homem livre. Willian foi o único amigo que Abraham valorizou mais, abraçando completamente a causa anti-racista e anti-escravidão. Aliás, ele até aproveitou-se do fato que que a maioria dos senhores de escravos eram vampiros para usar a política (e até mesmo uma guerra civil) para acabar com a escravidão. Como é a frase? 2 coelhos com uma cajadada só? Ajuda o amigo e faz uma guerra contra os vampiros.

E é justamente essa guerra conta os vampiros que foi o grande foco do filme. Aliás, algo que se tornou uma guerra civil, inclusive, de pessoas que eram a favor da libertação dos povos africanos e decendentes, e pessoas que eram a favor da escravidão. E, sabemos, muitos senhores de escravos eram vampiros…

Realmente compensa assistir Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)?

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (2012)

Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros pode não se destacar como uma obra-prima do terror ou dos filmes de vampiros, mas oferece uma abordagem intrigante e divertida para quem aprecia o gênero. Ao apresentar vampiros verdadeiramente cruéis (e nada românticos), capazes de atos chocantes como o fato de se tornarem senhores de escravos, o filme cativa aqueles que buscam uma experiência visceral e emocionante. Embora não seja isento de críticas, sua originalidade e atmosfera envolvente garantem uma jornada cinematográfica que certamente deixará os fãs do sobrenatural satisfeitos. E claro, poderá agradar também quem gosta de filmes baseados em temas históricos.

 

Trailer oficial

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

 

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *