Qual o significado das expressões otaku e otome?

significado otaku e otome

Qual o significado das expressões otaku e otome?

Você já sabe qual o significado das expressões otaku e otome? Certamente, muitas pessoas ouvem essas expressões e ficam com várias dúvidas. Pode-se ouvir até as típicas frases: “Que é isso? De passar no cabelo?”

Pois é! Por isso mesmo, decidimos trazer hoje as definições dessas duas palavras. São duas expressões que estão cada vez mais presentes entre os brasileiros, então não fique de fora e confira aqui o que é!!

Significado de Otaku

Otaku é uma expressão de origem japonesa; a palavra é utilizada para designar pessoas que são consideradas MUITO fãs de determinado assunto. Quando falo que são MUITO fãs, significa que é algo meio extremista! Ou seja, sabe aquela pessoa viciada em futebol? Ou talvez em algum programa de televisão, ou então algum outro hobby? Pois é, conforme a definição original da palavra, essa pessoa é uma otaku! Muitas vezes, o otaku é descrito apenas como “ser fã de algo”, mas no Japão existe um vício por trás.

Entretanto, no Ocidente a palavra otaku ganhou um outro significado. Isso principalmente aqui no Brasil! Aqui, otaku define as pessoas que são fãs de animes e mangás (desenhos animados e histórias em quadrinho típicos do Japão).

Há outro detalhe interessante. Os otakus no Japão costumam ser mais anti-sociais, pois gostam de se dedicarem exclusivamente e obsessivamente a um hobby ou atividade específica. Por exemplo, se a pessoa é viciada em videogames, vai ser muito mais anti-social que um gamer brasileiro. E é bastante comum os otakus japoneses possuírem uma fobia social. No Brasil, há alguns otakus que são obsessivos por seus animes e mangás, mas essa obsessão é menos comum.

Significado de Otome

Falar sobre Otome pode ser bastante complicado, pois no Brasil também houve bastante mudança do seu significado original. No Japão, otome significa “donzela“, “virgem” ou “senhorita“. Entretanto, alguns brasileiros gostam de usar a palavra como o feminino de otaku, ou seja, uma fã do sexo feminino das obras japonesas. O uso da palavra otome nesse sentido abrasileirado é engraçado, pois otaku já é uma palavra unissex. Ou seja, você pode ser garoto, garota ou não-binárie e pode se declarar otaku de boa! Então, há muitas pessoas que gostam de usar otome no Brasil, e há muitas pessoas que odeiam a expressão.

Ok, mas existe uma história que ajudou a popularizar essas expressões. Conforme o portal Significados, há uma rua no Japão chamada “Otome Road“, que é muito frequentada por meninas. É mais raro ver rapazes por lá. As garotas vão à Otome Road comprar mangás, principalmente mangás yaoi (uma categoria que apresenta no enredo relações homossexuais entre os seus protagonistas)

Otakus e Otomes no Brasil

Naruto
Naruto Uzumaki, um dos personagens japoneses favoritos do público brasileiro. Naruto é uma série de mangá escrita e ilustrada por Masashi Kishimoto.

No Brasil, realmente há um grande público fã de animes e mangás. Sim, temos muitos otakus e muitas otomes por aqui, que amam assistir seus animes, comprar e ler seus mangás e também ir aos eventos geeks. Não é difícil ter acesso aos animes: há muitos deles nos streamings. A Netflix está investindo brutalmente nesse universo dos animes, aparentemente tentando concorrer com a Crunchyroll.

Nesses streamings, você poderá encontrar muitos filmes e muitas séries de animes, como por exemplo as famosas séries Naruto, Bleach e Fullmetal Alchemist. Além disso, está disponível pela Netflix as live actions de Bleach (2018), Fullmetal Alchemist e Samurai X. Inclusive, se você é novo nesse universo, já fica a dica de obras para você assistir!

É importante falarmos mais dos eventos geeks! Nesses eventos, você poderá encontrar MUITA coisa relacionada ao meio nerd e ao meio otaku. Por exemplo, se você quer encontrar HQs e mangás específicos, talvez você consiga encontrar nesses eventos. Da mesma forma, você poderá também encontrar roupas e acessórios para usar no cotidiano ou então acessórios cosplays. É quase um crime quando faltam os mantos da Akatsuki (de Naruto) ou então os mantos da obra Demon Slayer.

Há outros itens que você pode encontrar, como por exemplo chaveiros, bottons, chinelos personalizados. Além disso, há muitas atividades em um evento: jogos como batalha medieval, Just Dance e Magic the Gathering, exibição de animes, concurso de desenho e concurso cosplay. E os otakus e as otomes amam essas atividades!

Confira também em nosso portal: Cosplay | O significado e as origens do hobby que está mais popular

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *