Os fãs de anime japonês empregam uma ampla gama de vocabulário para expressar sua afeição por personagens amados, abrangendo termos como as categorias -dere, personagens moe, Best Boy e Best Girl. No entanto, existe um termo que supera todos eles: “waifu”. Um waifu de anime representa mais do que apenas uma personagem feminina amada; aos olhos dos fãs, ela personifica o parceiro perfeito, uma namorada idealizada capaz de realizar qualquer coisa.
Embora o conceito de waifus e husbandos seja subjetivo e muitas vezes desencadeie discussões alegres e brincadeiras divertidas em comunidades online, existem distinções discerníveis entre um waifu e um personagem convencional de “melhor garota” em uma série de anime. Um waifu tem um significado mais profundo e íntimo para um entusiasta de anime, e sua seleção de um waifu favorito pode fornecer informações sobre suas preferências e desejos em um parceiro, seja real ou imaginário.
O termo “waifu” deriva da palavra inglesa “esposa” e surgiu como um termo da cultura pop no anime Azumanga Daioh! Nesse anime, um personagem chamado Sr. Kimura mostrou uma foto de sua amada esposa e, quando questionado, explicou em inglês que ela era “my waifu” ou “minha esposa”. Apesar de ter sido uma brincadeira improvisada com o diálogo em inglês, a declaração de Sr. Kimura rapidamente se tornou um pilar da cultura de fãs de anime, levando todos a discutirem sobre suas próprias waifus. É importante notar que, na vida real no Japão, as pessoas não chamam suas esposas de “waifu”, usando, em vez disso, os termos em sua própria língua para se referirem aos seus cônjuges. Waifu é, portanto, um termo informal que mistura inglês e japonês.
Para os fãs de anime, uma “waifu” é uma parceira romântica idealizada, alguém com quem eles se casariam e passariam a vida inteira, se fosse possível. O significado mais simples de “waifu” é “minha esposa ideal”, daí o termo, mas há nuances que valem a pena explorar. Uma “waifu” é vista como o pacote completo aos olhos de seus fãs, não sendo apenas o personagem mais bonito ou interessante de uma série de anime. Na visão do fã, a “waifu” perfeita atende a todos os requisitos para um parceiro de vida ideal, como compaixão, bondade, lealdade a amigos e amantes, honestidade, confiabilidade, auto-respeito e muito mais.
Além disso, os fãs também podem adicionar seus próprios critérios subjetivos, como uma personalidade animada e enérgica ou uma personalidade tímida ou intermediária. Pode ser uma “waifu” que é uma lutadora capaz de defender seu parceiro ou, inversamente, alguém que confie em seu parceiro para protegê-la, com o fã de anime se sentindo honrado em protegê-la do perigo. A escolha de uma “waifu” é uma forma de auto-expressão para os fãs de anime, refletindo suas preferências e valores pessoais.
Em alguns casos, uma “waifu” e a “Best Girl” de uma série podem ser a mesma personagem, mas esses dois termos têm fundamentos diferentes. O conceito de “waifu” é bastante específico, representando uma personagem feminina que é idealizada como a parceira de vida do espectador. Por outro lado, uma “Best Girl” pode ser praticamente qualquer personagem feminina, sendo uma escolha subjetiva feita por qualquer motivo, sério ou não.
Uma “Best Girl” é simplesmente a personagem feminina mais valiosa de um anime, e qualquer métrica pode ser usada para decidir isso, incluindo critérios irônicos ou subversivos. A “Best Girl” de uma série pode ser a lutadora mais forte e emocionante, aquela com o diálogo mais interessante, a história de fundo mais convincente, as esperanças e sonhos mais relacionáveis ou simplesmente a que tem a melhor aparência. Há o similar com os “Best Boys”.
Isso implica que “Best Girl” é uma categoria mais ampla, e “waifus” são apenas um dos muitos tipos de personagens que podem ser consideradas “Best Girl”. No entanto, não funciona ao contrário, pois muitas das “Best Girls” podem ser personagens interessantes, mas não seriam adequadas como waifus. Algumas podem ser boas “waifus”, mas muitas são Best Girls por diferença de conceito.
Para os fãs de anime, uma “Best Girl” é alguém por quem torcer ou alguém com quem gostariam de ser amigos, enquanto uma “waifu” tem critérios diferentes a serem atendidos. Uma personagem feminina com uma personalidade forte e independente pode ser divertida de assistir como “Best Girl”, mas talvez não seja ideal como parceira romântica de longo prazo. As “Best Girls” subversivas também podem não ser boas “waifus”, já que seu apelo está relacionado à sua natureza incomum que faz uma declaração no anime, em vez de serem idealizadas como parceiras românticas. No entanto, é possível que algumas “Best Girls” excêntricas sejam a “waifu” de alguém. Contudo, por padrão, elas são consideradas “Best Girls” mesmo que não sejam “waifus” tradicionais.
O fandom de anime tem nomeado centenas de personagens femininas como suas “waifus”. Algumas dessas personagens são obscuras e de nicho, enquanto outras são mais populares. As “waifus” de anime mais famosas são nomes familiares entre os fãs e a personalidade e o design desses personagens podem revelar muito sobre o que a maioria dos fãs procura em uma “waifu”. Essas garotas populares ajudam a definir o padrão para o arquétipo de “waifu”. Claro, em teoria, qualquer personagem feminina com qualquer design possa ser a “waifu” de alguém.
Entre as “waifus” de anime mais populares, surgem alguns arquétipos gerais, incluindo garotas tímidas, mas sérias, mulheres guerreiras assertivas com um lado suave oculto e mulheres brincalhonas que podem ser sérias e legais quando necessário. Há muitos exemplos para cada um desses arquétipos, com as “waifus” tímidas, ou “dandere”, frequentemente classificadas entre as mais populares. Essas “waifus” encantam os fãs de anime com suas personalidades gentis e de fala mansa, e suas atitudes não conflituosas, como Shoko Komi em Komi Can’t Communicate. Além disso, também podemos citar Miku Nakano de The Quintessential Quintuplets e Rem de Re:Zero.
Já as “Warrior-waifus” também são populares, incluindo Erza Scarlet de Fairy Tail, Mikasa Ackerman de Attack on Titan e Rukia Kuchiki de Bleach. O terceiro arquétipo, garotas patetas com um lado sério oculto, inclui as “waifus” favoritas dos fãs. Entre elas, estão Tohru Honda de Fruits Basket, Yoruichi Shihoin de Bleach e Marin Kitagawa de My Dress-Up Darling.
Existem muitas maneiras de interpretar essas tendências, mas a explicação mais simples e conveniente é que os fãs apreciam uma “waifu” que tenha um traço de personalidade único e distintivo. As garotas tímidas são definidas por sua gentileza e necessidade de proteção, enquanto as “tsunderes” são confiantes e assertivas. Já as “waifus” guerreiras podem cuidar de si mesmas e de seus amigos. As “goofball” e “genki girl waifus”, por sua vez, fazem o público rir e lembram aos fãs que o romance não é apenas drama sério. Entretanto, também pode ser divertido.
E aí? Muitos conceitos, não é mesmo? Quais seriam as suas waifus e husbandos no mundo dos animes e mangás? Particularmente, não tenho muitos husbandos nos animes. Se eu puder falar do mundo dos games, eles seriam V e Dante de Devil May Cry.
Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!
Quer saber o que são as outras demografias de animes e mangás? Se sim, então confira também em nosso portal: Os gêneros e demografias de animes e mangás. Além disso, você também poderá ler aqui na Nii-Sans Produções: O Trio Sombrio Shounen que se popularizou no mundo dos animes e mangás e 5 mangás que você precisa ler.
Comentários
Quando e onde assistir ao episódio 10 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…
Quando e onde assistir ao episódio 7 de Dragon Ball DAIMA? Dragon Ball Daima é…
Você precisa assistir O Conto da Princesa Kaguya (2015) O Conto da Princesa Kaguya (2015),…
Quando e onde assistir ao episódio 9 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…
Quando e onde assistir ao episódio 6 de Dragon Ball DAIMA? Dragon Ball Daima é uma…
Quando e onde assistir ao episódio 8 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…
Este site usa cookies.
consulte Mais informação