O que é OVA e quais as diferenças para um anime ou filme para cinema?

Yamada e Kase-san de Asagao To Kase-san
Yamada e Kase-san de Asagao To Kase-san

O que é OVA e quais as diferenças para um anime ou filme para cinema?

Dentro do universo otaku, estamos sempre nos deparando com o termo OVA, mas qual seu significado?

Em primeiro lugar, precisamos ver que é uma sigla: OVA vem de “Original Video Animation”. Contudo, ainda podemos explorar o que significa “Original Video Animation” e as diferenças para os animes e filmes para cinema.

Os OVAS são histórias a parte e que não entram no enredo principal do mangá, anime ou light novel. São animações específicas que possuem costumam ter uma qualidade melhor e podem durar entre 20 a 50 minutos.

Tomoe, de Rurouni Kenshin
Tomoe, de Rurouni Kenshin. Fonte: Chimichangas

A questão é que o OVA é considerado uma forma diferente de animação, simplesmente por ser uma história a parte e normalmente exclusiva aos fãs de uma determinada obra. O OVA não sai para cinema e nem para TV, sendo então lançado nos formatos DVD e Blu-ray, comumente para colecionador e até com brindes. O OVA existe desde o início do estouro da animação japonesa, com clássicos como Hellsing e Rurouni Kenshin.

Alucard – Hellsing Ultimate
Alucard – Hellsing Ultimate. Fonte: Chimichangas

As produções possuem maior tempo para editar e revisar os OVAs. Por sinal, alguns OVAs se destacam: diferente do padrão de um máximo de 13 episódios, a a saga dos Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya Saga de Hades possui 31 episódios. Além disso, o OVA Hellsing é muito citado por ter sido mais fiel ao mangá do que o próprio anime.

Em resumo, o “Original Video Animation” é o anime que sai exclusivamente para DVD e Blu-Ray e sendo uma história a parte do enredo principal. Antigamente, havia os lançamentos para VHS. E como os OVAs não são tão compridos assim, não costumam ser considerados longa metragens – porém há discussões que considerem os OVAs como filmes de animação.

Um OVA possui a mesma qualidade de uma longa metragem?

Mephisto Pheles, no terceiro OVA de Blue Exorcist.
Mephisto Pheles, no OVA de Blue Exorcist. Fonte: Ao no Exorcist Wiki.

Dependendo da OVA, sim. Conforme já falado anteriormente, as empresas possuem mais tempo para produzir os OVAs então costuma render algo muito bom! Por exemplo, posso citar os OVAs de Blue Exorcist, que são episódios a parte do enredo principal: a arte pode parecer a mesma coisa, mas todo fã gosta de ver a história dos personagens sendo melhor trabalhada. Atualmente, a temporada 1 e 2 de Blue Exorcist está na Netflix.

E em suma, se você não quiser, você não precisa comparar um OVA com as belas produções de Studio Ghibli, que produziu as longas metragens Meu querido Totoro e Viagem de Chihiro.

Ainda há o ONA!

Yasuke
Yasuke

Devido ao sucesso dos canais de streaming e plataformas online,  surgiu o ONA: Original Net Animation. O ONA é o anime lançado originalmente para plataformas de streaming, por exemplo Crunchyroll, Funimation, Netflix e Amazon. Por exemplo, a Netflix lançou vários animes originais como Castlevania e Yasuke.

Curiosidades sobre os OVAs

  • Um Original Video Animation não possui censuras ou cortes como em uma série de televisão.
  • Conforme o portal Japonês, o primeiro OVA foi o anime Dallos II do Studio Pierrot, no ano de 1983.
  • Ainda conforme o portal Japonês, os animes do gênero hentai costumam ser lançados como OVAs.

 

Em conclusão, essa é a nossa matéria que falamos sobre o que é OVA! Você conseguiu compreender? Além disso, tem algum OVA favorito? Nos conte tudo nos comentários! Ah! Se você curtiu a matéria, não deixe de repassar aos seus amigos!

Leia também em nosso portal: Jogos que deveriam ganhar séries animadas na Netflix

Comentários

Comentários

Austra Caroline Pinheiro

Goiana. Arqueóloga, focada em Educação Patrimonial. Redatora. Escritora. Apaixonada pela Cultura Brasileira e pela Cultura Geek. Cosplayer nas horas vagas, gótica e gamer. Aqui na Nii-Sans Produções, colaboro com matérias sobre o universo geek: notícias, entrevistas com cosplayers, listas de filmes e animes, curiosidades e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *