O filme Bicho de Sete Cabeças completou 20 anos. Saiba as curiosidades!

Enquanto escrevia a lista 10 filmes nacionais que você precisa assistir, percebi que o aclamado filme Bicho de Sete Cabeças completou exatos 20 anos! Sim, o filme Bicho de Sete Cabeças teve o seu lançamento em 22 de junho de 2001.

Esse maravilhoso marco no cinema brasileiro contemporâneo não faltou em nossa lista, mas você já sabe todas as curiosidades sobre ele?

O filme Bicho de Sete Cabeças completa 20 anos. Saiba as curiosidades!

Bicho de Sete Cabeças narra a história do jovem Neto, cujo pai descobre um cigarro de maconha em seus pertences e o interna em um hospital psiquiátrico. O problema é que Neto foi submetido a situações abusivas dentro das instituições psiquiátricas.

Bicho de Sete Cabeças foi aclamado nacional e internacionalmente e também o filme mais premiado do Festival de Brasília e do Festival do Recife. O filme foi crucial para se repensar o modo de tratar pacientes internados em clínicas. Além disso, em 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Inspirado em livro

O filme é inspirado no livro O Canto dos Malditos, escrito por Austragésilo Carrano Bueno. Infelizmente, o autor faleceu em 2008, devido a um câncer no fígado.

O Canto dos Malditos - inspiração para filme O BIcho de Sete Cabeças

 

Baseado em história real

Um dos pontos mais perturbadores do filme Bicho de Sete Cabeças, lançado há 20 anos: é baseado na história real de Austragésilo Carrano Bueno, enquanto ele era apenas um jovem de 17 anos.

Na década de 1970, Austragésilo foi internado em um hospital psiquiátrico pelo próprio pai porque o mesmo achou maconha nos pertences do rapaz. Conforme o portal Cinepop, ele foi vítima de experimentos e maus tratos, incluindo eletrochoque. O discurso era que aquilo seria um “tratamento para pessoas viciadas em drogas”.

Austragésilo Carrano Bueno. Fonte: Cinepop

 

Proibição judicial

O livro foi lançado no início da década 1990 e logo causou treta! Conforme o portal Cinepop,  em 2002, o livro foi reeditado, mas a sua comercialização proibida pela Justiça, a pedido de um dos psiquiatras citados na obra.

Sendo assim, a obra foi coletada e pôde ser reeditado em 2007. E você acha que não pode piorar? Porque piora! Ainda conforme o portal Cinepop, o Hospital do Bom Retiro e a Federação Espírita do Paraná entraram na Justiça, pois queriam que Austragésilo foisse impedido de dar palestras e entrevistas sobre os anos em que ficou internado nessas instituições.

Bicho de Sete Cabeças

 

Rodrigo Santoro

Rodrigo Santoro em Bicho de Sete Cabeças

Bicho de Sete Cabeças foi o primeiro filme em que Rodrigo Santoro participou. Anteriormente, ele já estava Explode Coração, interpretando um personagem que se relacionava com uma mulher mais velha. Além disso, na mesma época que Bicho de Sete Cabeças, Rodrigo estava com a gravação da novela Estrela Guia.

O filme Bicho de Sete Cabeças causou um bom impacto quando foi apresentado em festivais internacionais. Isso auxiliou que Rodrigo recebesse convites para estrelar em produções internacionais.

Laís Bodanzky

Laís Bodanzky - Bicho de Sete Cabeças

Da mesma forma, Bicho de Sete Cabeças foi o primeiro filme da diretora Laís Bodanzky. O filme foi de extrema importância na carreira de diretora, tendo-lhe trazido inúmeras oportunidades posteriormente. Conforme o portal Cinepop, Laís ficou até o início de 2021 à frente da SPCine.

Saúde Mental e Movimento Antimanicomial

Bicho de Sete Cabeças

O filme abriu discussão sobre o tema da saúde mental, e foi importante pois era uma época em que ninguém falava ou queria falar sobre isso. Falava-se ainda menos disso com relação aos jovens.

Bicho de Sete Cabeças acaba mostrando algo que muitos comentam: por que algumas pessoas tem filhos? Afinal, vemos aqui a falta de tato parental em dialogar com os filhos. Além disso, Bicho de Sete Cabeças denuncia também o abuso psicológico e físico sofrido por pacientes internados em manicômios.

Releitura musical

O título do filme de 2001 tem o mesmo nome da música Bicho de Sete Cabeças, escrita e cantada por Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, em 1979.  A canção teve uma releitura feita pela voz doce de Zeca Baleiro, e até hoje é um dos maiores sucessos do cantor.

 

Clima Tenso

Considerando o tema pesado, então o clima nos bastidores parece ficar tenso também. Podemos ver isso pelo making off:

 

 

Onde Assistir Bicho de Sete Cabeças

Atualmente, o filme está disponível para aluguel sob demanda nas plataformas Vivo Play, NOW e no Belas Artes a la Carte.

Confira o trailer:

 

 

Você já assistiu ao filme Bicho de Sete Cabeças? Se sim, então deixe nos comentários o que você achou! Se ainda não assistiu, não deixe de assistir e nos contar aqui posteriormente!

Leiam também em nosso portal: 16 Filmes chineses que você precisa assistir!

Comentários

Comentários

Caroline Ishida Date

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *