Hey, galera. Vocês já conhecem a cantora de MPB Thainá Janaína? Como muitas vezes vejo comentários no estilo “não temos mais música boa no Brasil”, então venho provar que existe sim! Anteriormente, eu trouxe notícias e entrevistas com os artistas Gildecy Rachel e Caio Gaona, e hoje quis trazer uma diva que admiro muito.
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. – Clarice Lispector
Eu tive maior interesse pela carreira musical de Thainá quando ouvi a música Grande Mar, na abertura de uma palestra sobre Arqueologia Subaquática na graduação em Arqueologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A música foi dedicada para ao curso de arqueologia, uma área que ela é ama muito. Não demorou para que a cantora se formasse como Bacharel em Arqueologia e começasse a cursar Licenciatura em Música. Ela também fez a pós-graduação em Antropologia Brasileira e está na pós-graduação em Arqueologia e Patrimônio.
Uma estudante de Arqueologia começou a seguir de forma mais fiel a carreira musical da Thainá: anteriormente, contou-me que foi aos shows no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, chegando até a levar buquês de flores para a cantora. Acredito que a estudante tenha adquirido o CD lançado no ano de 2017, chamado Raízes de uma Negra. Como o nome indica, o CD possui músicas com os temas relacionados às origens negras, assim como a música dedicada à Arqueologia.
Conforme matéria publicada no portal Antes do Ponto Final, a cantora também é conhecida há tempos por ajudar em ações sociais. Inclusive, sabe-se de quando ela e uma amiga passaram toda uma noite fazendo brigadeiros de forma voluntária, para que a festa de aniversário para uma criança se tornasse possível. E mesmo agora, durante a pandemia de COVID-19, a cantora nunca parou as suas ações sociais: um grande exemplo é quando vemos ela procura por quem possa ajudar a construir uma cozinha solidária, ou busca por doações de roupas e comidas para as famílias carentes.
E falando-se de maneira formal sobre a cantora, ela é origem baiana, mas residindo em Goiás, trabalhando como cantora, compositora, dramaturga, escritora, musicista e arqueóloga. Ela iniciou os estudos em música aos 8 anos de idade, e entre os seus 12 aos 18 anos participou dos eventos culturais através da Escola de Artes Veiga Valle.
Além dos cursos citados anteriormente, ela tem em seu currículo as formações como: Técnico em Violão Popular pelo Centro de Formação Profissional Basileu França e Técnicas Bancárias na UFRJ. A cantora também atuou como professora de canto coral no Semas com o público da terceira idade, assim como na escola de Pulsar Art como professora de musicalização infantil.
Como citado, a cantora tem como principal tema a sua própria origem negra para compor suas canções ou então a história e arqueologia. A busca por sua ancestralidade é o mais notado em toda a sua carreira. Por exemplo, a música Faraó Divindade do Egito:
Além de suas músicas, ela costuma aproveitar as suas redes sociais para falar das religiões de origem africana, como exemplo o candomblé e a umbanda. Infelizmente, são religiões que sofrem muito com o preconceito e muitos creem que são malignas, mas não possuem nada ruim. Então, caso quiser saber mais sobre tais temas, pode seguir o seu Instagram (@thainajanaina7) e as suas músicas. E claro, ela nunca se apresenta sem estar com as suas roupas feitas com tecidos africanos:
Devido à pandemia de COVID-19, ela adaptou suas aulas de música para que também pudesse atender em formato virtual. Então, para quem tiver interesse em aprender música com a cantora, ela dá aulas de violão, canto e teoria básica:
Esse é um resumo da vida e da carreira da artista. Deu para perceber por que ela é tão admirada por seus amigos e conhecidos? A cantora Thainá Janaína é uma pessoa incrível, se falando tanto da sua carreira quanto de sua vida pessoal. Quando vamos conversar com um amigo ou com um fã, sempre há elogios acerca de seu talento e de sua bondade.
Aproveito para deixar o clipe de mais uma música ( e que certamente é a minha canção favorita):
Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!
Comentários
Quando e onde assistir ao episódio 8 de Dragon Ball DAIMA? Dragon Ball Daima é…
Quando e onde assistir ao episódio 10 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…
Quando e onde assistir ao episódio 7 de Dragon Ball DAIMA? Dragon Ball Daima é…
Você precisa assistir O Conto da Princesa Kaguya (2015) O Conto da Princesa Kaguya (2015),…
Quando e onde assistir ao episódio 9 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…
Quando e onde assistir ao episódio 6 de Dragon Ball DAIMA? Dragon Ball Daima é uma…
Este site usa cookies.
consulte Mais informação