Resenha de O Corvo, HQ de James Barr que inspirou o filme com Brandon Lee
O Corvo é um HQ de sobrenatural e sombria criada por James O’Barr que gira em torno do personagem Eric. Originalmente, James O’Barr criou a obra como um meio de lidar com a morte de sua noiva em um acidente provocado por um motorista bêbado. E não demorou para que a obra se tornar um sucesso underground, assim como receber uma adaptação cinematográfica de mesmo nome em 1994, com Brandon Lee como o protagonista. Além disso, também há sequências de filmes e uma série de televisão, mas que receberam uma visibilidade menor. Dito isso, que tal uma resenha de O Corvo, HQ de James Barr que inspirou o filme com Brandon Lee? Será que realmente compensa ler? Além disso, onde posso adquirir? Saiba aqui!
Ficha técnica
Autor: James O’Barr
Tradutor: Érico Assis
Editora Darkside
Data da publicação no Brasil: 13 de junho de 2018
Publicação original: janeiro de 1989
HQ disponível à venda pela Shopee (clique aqui para garantir o seu exemplar)
DVD do filme O Corvo com Brandon Lee disponível à venda pela Shopee (clique aqui para garantir o seu)
Sinopse oficial de O Corvo:
E se a morte não fosse o fim para quem deseja vingança? A partir de uma tragédia pessoal, James O’Barr criou a história de Eric Draven, o protagonista de O CORVO que retorna para perseguir seus assassinos depois que estes interromperam uma vida de sonhos ao lado de sua amada Shelly.Sucesso desde quando começou a ser publicada de forma seriada e independente, em 1981, a jornada espiritual e a incapacidade de vencer o luto tocaram fundo os leitores, que se aproximaram de O’Barr, muitos de forma reverente. Outra tragédia marcaria o personagem: na adaptação de O CORVO para o cinema, Brandon Lee, que interpretava o protagonista, foi morto acidentalmente durante as filmagens, por uma bala de verdade, que deveria ser de festim. Todos esses incidentes, aliados à arte em preto e branco, as citações musicais de ícones do pós-punk e o lirismo de James O’Barr, carregam a graphic novel com uma sombria melancolia, que cativou e tocou o coração dos leitores ao redor do planeta.A versão definitiva deste clássico dos quadrinhos traz a força da arte e dos textos góticos de O’Barr, em edição mais que especial. Além de reunir a história completa criada pelo autor na época do lançamento, O CORVO ― Edição Definitiva apresenta ainda trinta páginas de artes inéditas, e uma sequência que o quadrinista não se sentiu a vontade para produzir nos anos 1980, conforme O’Barr confessa na introdução inédita.Ler esta edição é uma oportunidade de reviver e de conhecer os anos 1980 por um viés bastante sensível e belo, que perpetua o legado da obra original: a poderosa jornada de um anjo vingativo e a celebração do amor verdadeiro, de forma tão intensa, inteligente e inesquecível como sua concepção original. – Sinopse via Amazon
Enredo de O Corvo: E se a morte não fosse o fim para quem deseja vingança?
Graças a colaboração de um corvo, o nosso protagonista Eric literalmente retorna da morte para perseguir seus assassinos. O protagonista vivia uma espécie de conto de fadas com sua noiva Shelly. Eles iriam casar-se em breve, mas já moravam juntos e estavam investindo em uma casa própria. Pinturas novas na paredes e móveis novos, tudo ficando completamente perfeito para que morassem juntos. Contudo, houve o dia trágico: eles precisam parar o carro no meio da estrada graças a um pequeno problema no veículo. Nada que Eric não pudesse resolver, mas T-Bird e sua gangue chegam para atormentar. A gangue dá um tiro em Eric e abusa de Shelly até a sua morte. De alguma forma, Eric sobreviveu ao tiro, mas apenas até chegar ao hospital e com extremo ódio do que fizeram com sua noiva.
Após um ano, Eric retorna da morte para a sua vingança, indo atrás de cada um da gangue: T-Bird, Funboy, Top Dollar, Tin-Tin e Tom-Tom. Em sua aventura macabra, ele recebe a ajuda de gatos da região, assim como também conhece a coitada da Sherri, uma criança que se vê envolvida com a gangue graças à sua mãe, usuária de drogas que se relaciona com Funboy. A garota e Eric tiveram um vínculo estreito e por sentir pena dela, então Eric resolve entregar a ela o anel de noivado de Shelly. Ela está muito feliz, porque ninguém nunca lhe deu um presente antes, e ela o chama de “palhaço” enquanto ele a chama de “princesa”. Uma das partes mais interessantes da trama é quando Eric manda a mãe ir cuidar da filha, pois “mãe é o nome de Deus nos lábios e coração de toda criança”.
Diferente do filme que tem mais ação e até um desenvolvimento mais interessante em relação à quem é Eric, a HQ mostra muito mais a raiva do protagonista, assim como o seu relacionamento com a sua noiva Shelly. É na HQ que a gente nota melhor a tristeza do personagem (e até do autor). É de fato uma poderosa jornada de um anjo vingativo e a celebração do amor verdadeiro.
Será que realmente compensa ler?
Ler esta edição é de fato uma oportunidade de reviver e de conhecer a década de 1980 por uma obra sensacional, com as citações musicais de ícones do pós-punk e o lirismo de James O’Barr. Compensa ler? Compensa demais! Eu adquiri meu exemplar pela Amazon, mas depois de já conhecer um pouco da narrativa previamente. É uma obra sombria que eu admiro muito, mas válido dizer que é uma narrativa pesada. Ou seja, caso você se interesse por essa leitura, se recorde que não é uma obra recomendada para menores de 18 anos por sua violência.
Adaptações da HQ de James O’Barr
A famosa HQ O Corvo de James O’Barr possuem cinco adaptações, mas algumas com personagens e enredos diferentes do original. São as adaptações:
- O Corvo (The Crow), de 1994
- O Corvo: A Cidade dos Anjos (The Crow: City of Angels), de 1996.
- The Crow: Stairway to Heaven (1998)
- O Corvo: A Salvação (The Crow: Salvation), de 2000.
- O Corvo: Vingança Maldita (The Crow: Wicked Prayer), de 2005.
Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!
- Nosso perfil oficial no Instagram: Nii-Sans Produções (@niisansgeek)
- Nossa página oficial no Facebook: Nii-Sans Produções
- Nosso canal oficial no YouTube: Nii-Sans Produções – YouTube
Confira também em nosso portal: Biografia de Brandon Lee, o ator norte-americano filho de Bruce Lee e Quem foi Bruce Lee? O lutador de kung fu que dominou Hollywood!