Entrevistas

Entrevista com Lucas Ramos dos Santos, autor nacional que ganha destaque com o seu mais novo livro: A Rainha Demente

Entrevista com Lucas Ramos dos Santos, autor nacional que ganha destaque com o seu mais novo livro: A Rainha Demente

É com grande prazer que trazemos esta entrevista exclusiva com Lucas Ramos dos Santos, um talentoso escritor e cosplayer, cujo trabalho está ganhando destaque recentemente com o lançamento de seu mais novo livro, A Rainha Demente. Nesta entrevista, Lucas compartilha um pouco sobre o seu trabalho como autor e nos oferece uma visão envolvente da trama e dos personagens que habitam as páginas de seu romance mais recente. “A Rainha Demente” tem intrigado leitores com seu título enigmático e promessas de uma narrativa rica. Convidamos você a se juntar a nós nesta entrevista aqui na Nii-Sans Produções!

Conheça o autor nacional e cosplayer por trás de A Rainha Demente

Nii-Sans Produções: Primeiramente, obrigada por nos conceder esta entrevista, Lucas. Para começar, poderia nos contar um pouco sobre você e como você se interessou por escrever e pelo universo do cosplay?

Lucas Ramos dos Santos: Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de ser entrevistado! E infelizmente não tenho muito a contar sobre mim ainda, nada muito grandioso ao menos. Sempre gostei de diferentes formas de se expressar, diferentes tipos de arte e formas de contar histórias. Foi isso que me aproximou tanto da escrita quanto do universo cosplay, e futuramente me deixou interessado também em ballet.

Nii-Sans Produções: “A Rainha Demente” parece um título intrigante. Qual é a premissa central do seu livro e o que inspirou você a escrevê-lo?

Lucas: A premissa central do livro é “demência”, que é um termo genérico para doenças que afetam as capacidades de raciocínio e memória de um indivíduo. A maior inspiração pro livro foi uma coletânea de álbuns musicais chamada “Everywhere at the end of time”, onde o músico “The Caretaker” remixa músicas antigas em distintas faixas, cada uma mais estranha que a outra, para demonstrar de forma audível o avanço de Alzheimer em um paciente. É baseado nisso que me inspirei para criar “A Rainha Demente”.

Nii-Sans Produções: Em que gênero literário “A Rainha Demente” se encaixa? Você pode nos dar uma visão geral do mundo que você criou neste romance?

Lucas: O livro se encaixa no gênero de fantasia medieval. Escolhi esse gênero por ser bem consumido no país e para que eu pudesse, com naturalidade, fazer personagens que não tem certos conhecimentos que temos nos tempos atuais. O mundo que criei acompanha um grupo de pessoas que está fora da proteção de muros de castelo, mas só tem uma coisa em específico que temem enquanto cercados pela natureza selvagem.

Nii-Sans Produções: Quais são os principais temas ou mensagens que você espera que os leitores absorvam ao lerem seu livro?

Lucas: Com o principal tema do livro sendo sobre sobre falhas de memória, a principal mensagem que eu gostaria que os leitores entendessem fosse de “cuidar bem dos outros ao nosso redor, por não sabermos com o que estão lidando”.

Nii-Sans Produções: Pode nos contar um pouco sobre o processo de escrita de “A Rainha Demente”? Houve algum desafio particular que você enfrentou durante a criação deste livro?

Lucas: Pra mim a parte mais difícil foi estudar sobre demência e outras doenças relacionadas à perda de memória, foi algo que demandou muito psicologicamente de mim ler os relatos dos médicos e famílias que consegui encontrar. Administrar tempo pesquisando e escrevendo, ainda mais sobre um tópico tão sensível, foi de muita dificuldade.

Nii-Sans Produções: Quais são os personagens principais em “A Rainha Demente” e o que os torna únicos?

Lucas: Os personagens que mais movem a trama são o que denominei no livro como homo elementus, como se fossem uma evolução depois de homo sapiens sapiens com capacidades de controle elemental, e dentre os mais importantes temos Geórgia que é a guia da protagonista e professora do vilarejo onde habitam. Outra personagem de extrema importância é a própria protagonista, Bertha, cujos olhos e narração servem para guiar o leitor, tanto nas partes boas quanto nas partes onde as sequelas são piores. Outro personagem muito importante é aquele que faz com que a protagonista tenha demência para começo de conversa, alguém que tem pouca presença física, mas é temido por quase todos os habitantes daquela floresta: O Apagador.

Nii-Sans Produções:  Como foi o processo de desenvolvimento do enredo? Você teve o final em mente desde o início ou ele evoluiu organicamente durante a escrita?

Lucas: Foi muito mais complicado do que imaginei, pelo fato de eu ter o costume de escrever em terceira pessoa, mas isso não encaixaria com o tema direito e nem demonstraria ao leitor com clareza, ou falta dela, o que a protagonista estava passando. Agora quanto ao final eu tinha uma ideia do que queria fazer e como, o meu problema era como desenvolver isso para que fosse um “plot twist” e não um “Deus ex machina” que aconteceu por eu querer e sem justificativa.

Nii-Sans Produções: Qual é a sua cena favorita ou o momento mais memorável em “A Rainha Demente”? Por quê?

Lucas: No vilarejo onde a protagonista vive existe uma relíquia de extremo poder e importância, relíquia essa que é retratada belamente na capa do livro pela talentosa desenhista Bianka Bonete Staianof. Uma das minhas cenas favoritas, que tem o mínimo de spoilers possível, é quando a protagonista decide que vai pegar aquele artefato para poder usar. Como demonstrado na capa, até pode parecer algo simples e que qualquer um pode fazer, mas a própria relíquia criou um teste para que apenas um grupo seleto de pessoas possa usá-la em combate. Foi extremamente divertido criar um “campo de obstáculos” envolvendo todos os elementos do universo do livro.

Nii-Sans Produções: Quando os leitores podem esperar encontrar “A Rainha Demente” nas prateleiras das livrarias ou disponível para compra online? Existe uma data oficial de lançamento?

Lucas: Se tudo der certo o lançamento do livro vai ocorrer no mês de maio, com pré-venda sendo realizada no site da editora Desconcertos assim que o lançamento for anunciado. Segue o site da editora para que possam comprar o livro o quanto antes: Desconcertos Editora – Literatura de qualidade ao alcance de todos!

Nii-Sans Produções: Por fim, onde os leitores podem encontrar mais informações sobre você e seu trabalho, assim como adquirir uma cópia de “A Rainha Demente” quando for lançado?

Lucas: O livro não estará disponível em livrarias, mas quem sabe no futuro! A única forma de comprar um é pelo site da editora que eu coloquei. E sobre mim: Eu tenho um instagram relacionado a escrita, que talvez eu também coloque vídeos dançando ballet para ter alguma movimentação: Lucas Ramos dos Santos (@lucasholyquill) • Fotos e vídeos do Instagram

Nii-Sans Produções: Você gostaria de deixar uma mensagem para seus fãs e para os leitores do blog? E para quem deseja te acompanhar mais fielmente, quais são as suas redes sociais e sites?

Lucas: Eu gostaria de agradecer antecipadamente por terem lido até aqui e espero que gostem da história triste e melancólica que criei e que logo será lançada! Caso queiram me acompanhar no meu Instagram ficaria muito contente, mas já peço perdão por não ter tanta movimentação.

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Postagens recentes

Uma adaptação em anime Chrono Trigger seria a melhor maneira de homenagear Akira Toriyama

Uma adaptação em anime Chrono Trigger seria a melhor maneira de homenagear Akira Toriyama Além…

2 dias atrás

Blue Exorcist: Rin Okumura é um dos melhores demônios ficcionais

Blue Exorcist: Rin Okumura é um dos melhores demônios ficcionais Blue Exorcist, mais famoso no…

3 dias atrás

A Viagem de Chihiro é um filme que examina o consumismo e a identidade

A Viagem de Chihiro é um filme que examina o consumismo e a identidade Indiscutivelmente…

7 dias atrás

Autora brasileira Pâmela BlackHeart lança seu primeiro livro: Diários de uma Colegial Fracassada

Autora brasileira Pâmela BlackHeart lança seu primeiro livro: Diários de uma Colegial Fracassada A autora…

7 dias atrás

Livros de Jon O’Brien Gratuitos Neste Fim de Semana em Comemoração ao Janeiro Branco, Mês da Saúde Mental

Livros de Jon O'Brien Gratuitos Neste Fim de Semana em Comemoração ao Janeiro Branco,  Mês…

1 semana atrás

Você precisa MUITO assistir A Viagem de Chihiro (2001)

Você precisa MUITO assistir A Viagem de Chihiro (2001) A Viagem de Chihiro (2001), dirigido…

1 semana atrás