Conheça bibliotecas e museus para visitar online

bibliotecas
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay

Conheça bibliotecas e museus para visitar online

As bibliotecas e os museus online têm ganhado cada vez mais espaço – em algumas das bibliotecas online, os acervos são maiores que bibliotecas físicas entretanto. Muitas listas estão famosas nas redes sociais, pois a literatura e a arte ajudam no entretenimento neste momento de isolamento e distanciamento social, além da possibilidade de conhecer coisas novas. Portanto, agora é a Nii-Sans Produções criando uma lista com algumas seleções de bibliotecas e museus.

Enfim, confiram a nossa lista e deixem nos comentários se curtiram!

Bibliotecas Virtuais

1. Domínio Público

O Portal Domínio Público, entretanto lançado em 2004,  conta com um acervo de mais de 190 mil obras entre textos, imagens, sons e vídeos. Entre os downloads, contam com cerca de 40 mil obras do patrimônio brasileiro entretando; em síntese, é tanto conteúdo que mal sabemos por onde começar as pesquisas no portal. O Portal Domínio Público é fácil de ser utilizado: se você já possui algum autor em mente, poderá digitar o nome na pesquisa, assim como o título da obra e até mesmo o idioma; por outro lado, se quiser vasculhar à toa, tem alguns destaques no lado direito da tela. Dessa forma, obras de Machado de Assis, poesia de Fernando Pessoa e Música Erudita Brasileira são alguns dos destaques atuais, além de publicações sobre educação.

Acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/.

2. Biblioteca Nacional Digital

Pertencente à Fundação Biblioteca Nacional, a Biblioteca Nacional Digital possui mais de 2 milhões de publicações e constitui em um dos maiores acervos digitais do país. Pela quantidade de conteúdo, é normal se o site parecer um pouco pesado. Conforme o portal Antes do Ponto Final, a Biblioteca Nacional foi criada em 1810 por Dom João, com intuito de abrigar os grandes documentos da história brasileira. Possuindo um grande acervo literário, o foco da biblioteca são mapas, fotografias e periódicos acima disso pode observa-lo.

Acesse: https://bndigital.bn.gov.br/.

3. A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin juntamente com sua esposa Guita e foi aberta ao público no ano de 2013.

Acesse: https://www.bbm.usp.br/

4. Portal de Periódicos Científicos da PUC Goiás

Para quem está precisando focar em pesquisas científicas, Por Exemplo, há o Portal de Periódicos Científicos da PUC Goiás.

O Portal de Periódicos Científicos da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) é um projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) em conjunto com a Editora da PUC Goiás e conforme citado no próprio portal, é um projeto visa a democratização e o livre acesso às pesquisas desenvolvidas na Universidade – e há muitas publicações maravilhosas aqui.

Acesse: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/

5. Biblioteca Digital Mundial

Atualmente, a Biblioteca Digital Mundial possui um acervo de quase 20 mil obras e foi criada pela Unesco para abrigar documentos sobre a história de povos 193 países entretanto.

Acesse: https://www.wdl.org/pt/.

6. Coleção Aplauso

Aos fãs de cinema e televisão, a Coleção Aplauso disponibiliza biografias de artistas, cineastas e dramaturgos, assim como roteiros de cinema, peças de teatro e histórias das emissoras da televisão brasileira.

Acesse: http://aplauso.imprensaoficial.com.br/

Museus Virtuais

1. Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil é de São Paulo e possui um acervo extenso: mais de 6 mil obras entre pinturas portanto, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros. Conforme citado no próprio portal do Museu Afro Brasil, o acervo abarca aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, dessa forma utilizando temas como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Acesse: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

2. Museu da Imagem e do Som

Icônico museu de São Paulo e tendo suas programações presenciais canceladas devido à pandemia de COVID-19, atualmente o Museu da Imagem e do Som está investindo em suas programações on-line: dessa forma, apenas agora no final de março e mês de abril, pode-se notar no Portal uma lista interessante de programações. Não deixem de conferir enquanto há tempo.

Acesse: https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/list/virtual

3. Museu do Vaticano

O Museu do Vaticano está disponível virtualmente e mostra cada detalhe de seu acervo. Entre as obras de arte do Museu do Vaticano inclui-se a Capela Sistina, que tem parte da obra executada por Michelangelo, bem como os trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci e Caravaggio.

O museu virtual está disponível em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.

Acesse: https://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en.html

 

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *