ANIMES & MANGÁS

Como a Equipe Rocket consolidou a fórmula de Pokémon por tanto tempo

Como a Equipe Rocket consolidou a fórmula de Pokémon por tanto tempo

Os fãs falam há muito tempo sobre a substituição de Ash como protagonista de Pokémon, o que infelizmente tornou-se oficial. Muitas sagas trocam regularmente seus principais membros do elenco a cada geração, conforme vimos até mesmo de Naruto para Boruto. Além disso, sempre pudemos ver isso em obras como Gundam! Entretanto, Pokémon conseguiu manter o mesmo elenco há 25 anos. Parte disso pode ter a ver com a posição integral dos antagonistas, Equipe Rocket. Afinal de contas, podemos dizer que a Equipe Rocket consolidou a fórmula de Pokémon!

Por mais fácil que pareça substituir Ash e Pikachu, o mesmo não pode ser dito para a Equipe Rocket. O destino desses personagens está muito mais interligado do que as pessoas imaginam. Substituir um dos lados dessa dinâmica significaria remover o outro. Isso criaria uma mudança dramática na narrativa para a qual os escritores de anime talvez não se sentissem preparados.

O que exatamente tornou a Equipe Rocket tão insubstituível?

O maior problema em substituir Ash é que a Equipe Rocket perderia a chance de roubar Pikachu. Embora seu objetivo seja tecnicamente roubar o máximo de Pokémon possível, caçar furtivamente este Pokémon Elétrico tornou-se o que os leva a ir tão longe quanto eles. Talvez, é o equivalente à busca de Ash por se tornar um Mestre Pokémon. Sua paixão por roubar é complementada pela emoção de sua perseguição sem fim ao Pikachu de Ash. Se Ash e Pikachu deixassem o show, a Equipe Rocket provavelmente tentaria sair com eles.

Trocar a Equipe Rocket também não funciona. Qualquer trio de vilões que os substitua teria que ter suas próprias motivações para perseguir uma criança e seus amigos em uma região. O problema disso é que nem todos os grupos de vilões têm como objetivo roubar Pokémon! Nem o Team Aqua, nem o Team Magma, nem o Team Flare têm objetivos que envolvam regularmente assediar um treinador itinerante. O objetivo do trio da Equipe Rocket de capturar Pikachu e outros Pokémon Ash e companhia. O encontro é a premissa perfeita para torná-los vilões recorrentes.

Alguém poderia argumentar que tornar a equipe vilã menos recorrente diminuiria a necessidade de as equipes vilãs terem objetivos centrados nos protagonistas. No entanto, perder essa recorrência apenas destacaria o vazio que seria deixado para trás se a Equipe Rocket deixasse a série. A menos que um grupo vilão encontre uma maneira de se manter relevante semanalmente como a Equipe Rocket, substituí-los está fora de questão.

E ainda há outro problema…

O outro problema em tentar substituir a Equipe Rocket é que Miau não é um personagem substituível. Ele é uma parte fundamental da dinâmica de grupo do trio, assim como tem a habilidade única de usar a fala humana. Outro Pokémon precisaria fazer qualquer coisa se preenchesse a posição desse Pokémon Gato que conquistou os fãs! Mesmo que a Equipe Rocket como um grupo possa ser substituída de alguma forma, o Miau ainda é único no mundo Pokémon.

Por mais interessante que substituir os sons da Equipe Rocket no começo, não é uma tarefa simples. Eles desempenham um papel no anime que só funciona por causa de quem eles são e o que Ash significa para eles. Substituir qualquer um deles exigiria uma mudança incompreensivelmente massiva na narrativa da série. O que você acha sobre isso?

The Pokémon Company anunciou um novo anime de Pokémon já está em desenvolvimento e acompanharemos uma nova dupla de protagonistas: Liko e Roy. O novo anime irá se passar na região de Paldea e a dupla será acompanhada por Sprigatito, Fuecoco e Quaxly.

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Postagens recentes

Quando e onde assistir ao episódio 10 de Acro Trip?

Quando e onde assistir ao episódio 10 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…

21 horas atrás

Quando e onde assistir ao episódio 7 de Dragon Ball DAIMA?

Quando e onde assistir ao episódio 7 de Dragon Ball DAIMA?   Dragon Ball Daima é…

4 dias atrás

Você precisa assistir O Conto da Princesa Kaguya (2015)

Você precisa assistir O Conto da Princesa Kaguya (2015) O Conto da Princesa Kaguya (2015),…

7 dias atrás

Quando e onde assistir ao episódio 9 de Acro Trip?

Quando e onde assistir ao episódio 9 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…

1 semana atrás

Quando e onde assistir ao episódio 6 de Dragon Ball DAIMA?

Quando e onde assistir ao episódio 6 de Dragon Ball DAIMA? Dragon Ball Daima é uma…

2 semanas atrás

Quando e onde assistir ao episódio 8 de Acro Trip?

Quando e onde assistir ao episódio 8 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…

2 semanas atrás