ANIMES & MANGÁS

Como a Equipe Rocket consolidou a fórmula de Pokémon por tanto tempo

Como a Equipe Rocket consolidou a fórmula de Pokémon por tanto tempo

Os fãs falam há muito tempo sobre a substituição de Ash como protagonista de Pokémon, o que infelizmente tornou-se oficial. Muitas sagas trocam regularmente seus principais membros do elenco a cada geração, conforme vimos até mesmo de Naruto para Boruto. Além disso, sempre pudemos ver isso em obras como Gundam! Entretanto, Pokémon conseguiu manter o mesmo elenco há 25 anos. Parte disso pode ter a ver com a posição integral dos antagonistas, Equipe Rocket. Afinal de contas, podemos dizer que a Equipe Rocket consolidou a fórmula de Pokémon!

Por mais fácil que pareça substituir Ash e Pikachu, o mesmo não pode ser dito para a Equipe Rocket. O destino desses personagens está muito mais interligado do que as pessoas imaginam. Substituir um dos lados dessa dinâmica significaria remover o outro. Isso criaria uma mudança dramática na narrativa para a qual os escritores de anime talvez não se sentissem preparados.

O que exatamente tornou a Equipe Rocket tão insubstituível?

O maior problema em substituir Ash é que a Equipe Rocket perderia a chance de roubar Pikachu. Embora seu objetivo seja tecnicamente roubar o máximo de Pokémon possível, caçar furtivamente este Pokémon Elétrico tornou-se o que os leva a ir tão longe quanto eles. Talvez, é o equivalente à busca de Ash por se tornar um Mestre Pokémon. Sua paixão por roubar é complementada pela emoção de sua perseguição sem fim ao Pikachu de Ash. Se Ash e Pikachu deixassem o show, a Equipe Rocket provavelmente tentaria sair com eles.

Trocar a Equipe Rocket também não funciona. Qualquer trio de vilões que os substitua teria que ter suas próprias motivações para perseguir uma criança e seus amigos em uma região. O problema disso é que nem todos os grupos de vilões têm como objetivo roubar Pokémon! Nem o Team Aqua, nem o Team Magma, nem o Team Flare têm objetivos que envolvam regularmente assediar um treinador itinerante. O objetivo do trio da Equipe Rocket de capturar Pikachu e outros Pokémon Ash e companhia. O encontro é a premissa perfeita para torná-los vilões recorrentes.

Alguém poderia argumentar que tornar a equipe vilã menos recorrente diminuiria a necessidade de as equipes vilãs terem objetivos centrados nos protagonistas. No entanto, perder essa recorrência apenas destacaria o vazio que seria deixado para trás se a Equipe Rocket deixasse a série. A menos que um grupo vilão encontre uma maneira de se manter relevante semanalmente como a Equipe Rocket, substituí-los está fora de questão.

E ainda há outro problema…

O outro problema em tentar substituir a Equipe Rocket é que Miau não é um personagem substituível. Ele é uma parte fundamental da dinâmica de grupo do trio, assim como tem a habilidade única de usar a fala humana. Outro Pokémon precisaria fazer qualquer coisa se preenchesse a posição desse Pokémon Gato que conquistou os fãs! Mesmo que a Equipe Rocket como um grupo possa ser substituída de alguma forma, o Miau ainda é único no mundo Pokémon.

Por mais interessante que substituir os sons da Equipe Rocket no começo, não é uma tarefa simples. Eles desempenham um papel no anime que só funciona por causa de quem eles são e o que Ash significa para eles. Substituir qualquer um deles exigiria uma mudança incompreensivelmente massiva na narrativa da série. O que você acha sobre isso?

The Pokémon Company anunciou um novo anime de Pokémon já está em desenvolvimento e acompanharemos uma nova dupla de protagonistas: Liko e Roy. O novo anime irá se passar na região de Paldea e a dupla será acompanhada por Sprigatito, Fuecoco e Quaxly.

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Postagens recentes

Tudo sobre a franquia Scum of the Brave: mangá, light novel, anime e o submundo dos heróis

A obra Scum of the Brave, conhecida no Japão como Yūsha no Kuzu, vem se…

12 horas atrás

Você Precisa Le: Creepy Apresenta Alex Toth, de Alex Toth, publicado pela Editora Devir

Você Precisa Ler Creepy Apresenta Alex Toth, de Alex Toth, publicado pela Editora Devir O…

21 horas atrás

JustWatch revela os filmes e séries mais assistidos no Brasil em dezembro de 2025

A plataforma JustWatch, referência internacional no monitoramento de consumo de streaming, divulgou os dados consolidados…

2 dias atrás

JustWatch divulga as produções mais assistidas no Brasil entre 29 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026

A plataforma JustWatch, reconhecida por monitorar e analisar hábitos de consumo de streaming em diversos…

3 dias atrás

Crunchyroll: O que é, como funciona e por que se tornou a casa dos animes no Brasil e no mundo

Crunchyroll: O que é, como funciona e por que se tornou a casa dos animes…

3 dias atrás

Dragon Ball: O pior erro da obra foi desperdiçar o potencial de Piccolo

Dragon Ball: O pior erro da obra foi desperdiçar o potencial de Piccolo Dragon Ball…

5 dias atrás