As melhores histórias de amadurecimento do Studio Ghibli

As melhores histórias de amadurecimento do Studio Ghibli

As melhores histórias de amadurecimento do Studio Ghibli

Quando você pensa em histórias clássicas de amadurecimento, pode pensar em romances clássicos como Anne of Green Gables e Catcher in the Rye. Mas há tantos outros trabalhos que classificam como histórias de “maioridade”, até animes.

Por muitos anos, os fãs de anime defenderam o Studio Ghibli por seu estilo de arte único e pela maneira como muitos de seus filmes adotam a família como tema de narrativa. Com uma variedade de filmes, há muitas histórias de amadurecimento na biblioteca do estúdio.

O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

O Serviço de Entregas da Kiki

Kiki’s Delivery Service é um dos filmes mais famosos do Studio Ghibli até hoje, logo atrás dos clássicos de fantasia Howl’s Moving Castle e Princess Mononoke. Kiki tem muito a oferecer aos fãs, ela se encaixa no molde da história de amadurecimento quase perfeitamente.

A história de Kiki’s Delivery Service segue uma jovem bruxa chamada Kiki enquanto ela navega pelo mundo ao seu redor e descobre sua própria magia. Como diz a tradição, as bruxas de treze anos devem sair de casa por um ano para se encontrarem. Como toda jovem bruxa de sua idade, Kiki faz exatamente isso, junto com seu fiel companheiro, Jiji. Depois de enfrentar algumas dificuldades extenuantes, Kiki encontra refúgio temporário na cidade litorânea, Koriko.

Kiki faz amizade com um casal que possui uma padaria; Osono e seu marido Fukuo. Kiki se oferece para ajudar na padaria se Osono a deixar ficar no quarto de hóspedes. Durante seu tempo na padaria de Osono, Kiki decide abrir seu próprio serviço de entregas, entregando mercadorias encomendadas aos clientes com cabo de vassoura. Infelizmente, a primeira entrega de Kiki dá mais do que errado, e ela deixa cair o presente que deveria entregar. Enquanto procura o item, ela conhece Ursula, uma jovem pintora reclusa que tem uma casa no meio de uma floresta.

Enquanto mora em Koriko, Kiki fica entediado e começa a se sentir solitário. Um dia ela conhece um garoto local chamado Tombo, que convida Kiki para uma festa. Por muitas razões, Kiki perde a festa, mas não perde sua amizade em desenvolvimento com Tombo. Kiki’s Delivery Service explora a luta de Kiki para fazer novos amigos, encontrar seu lugar no mundo e se reconectar com suas próprias habilidades mágicas. Em suma, os Serviços de Entrega da Kiki oferecem uma ótima história de amadurecimento que certamente ficará com os fãs até a idade adulta.

Atualmente, a animação está disponível pela Netflix .

Sussurros do Coração (1995)

Sussurros do Coração

Muitas vezes escondido na sombra de Kiki, Whisper of the Heart é uma das melhores histórias de amadurecimento que o Studio Ghibli tem a oferecer – esses filmes têm duas das melhores protagonistas femininas. Whisper of the Heart segue Shizuku Tsukishima, de quatorze anos, em seu último ano do ensino médio. Shizuku não tem ideia do que ela quer fazer com seu futuro, ou mesmo se ela quer frequentar o ensino médio. Para tornar as coisas mais complicadas, sua família vive uma vida monótona nos subúrbios de Tóquio. Shizuku encontra uma fuga da vida dentro dos livros, entrando em um conto de fadas em um piscar de olhos.

Em uma noite de verão, Shizuku está olhando os cartões de check-out de seus livros da biblioteca. Ela se depara com um nome familiar que notou escrito em alguns cartões, Seiji Amasawa. Depois, Shizuku se encontra com sua melhor amiga Yuko, apresentando-lhe a música de formatura que ela escreveu para a classe. O nome da música é “Concrete Roads”, parodiando a música real “Take Me Home, Country Roads”. A música foi escrita por Shizuku para criticar o desmatamento de Tama New Town.

À medida que o filme continua, Shizuku faz amizade com um homem idoso chamado Shiro Nishi, dono de uma loja de antiguidades. Ela também conhece seu neto, Seiji Amasawa. A princípio, Shizuku não gosta muito de Seiji, mas os dois lentamente desenvolvem uma conexão intrigante um com o outro, prometendo apoiar um ao outro enquanto trabalham para alcançar seus objetivos. Seiji quer se tornar um fabricante de violinos e Shizuku começa a escrever seu primeiro romance. O filme mostra as dificuldades da idade adulta jovem e descobrir quem você quer ser. Muitos fãs podem se identificar com Shizuku, especialmente se você é um introvertido que adora se perder em um bom livro.

Ocean Waves (1993)

Ocean Waves

Há algum debate sobre se Ocean Waves é considerado um filme do Studio Ghibli. Enquanto a maior parte da produção do filme foi dirigida pelo Studio Ghibli, a maior parte de sua animação foi terceirizada para outros estúdios, incluindo Madhouse Inc. Ocean Waves é o primeiro filme Ghibli não dirigido por Hayao Miyazaki ou Isao Takahata. Foi a tentativa do estúdio de dar tempo aos animadores mais jovens para brilhar, mas o filme ultrapassou o orçamento e o cronograma.

Ocean Waves se concentra em Taku Morisaki, seu melhor amigo Yutaka Matsuno e seu interesse amoroso Rikako Muto. Taku e Yutaka se tornam rivais amorosos logo após conhecer Rikako e desenvolver uma paixão por ela. Ocean Waves começa quando Rikako chega à escola de Taku como estudante transferida. O resto do filme mostra a viagem da turma ao Havaí e a futura aventura de Taku com a arrogante e impulsiva Rikako.

Ao longo da história, os espectadores descobrem que Rikako tem um relacionamento complicado com seus pais – ou seja, seu pai. Taku deve ajudá-la a consertar o vínculo quebrado entre Rikako e seu pai. Ocean Waves recebeu críticas mistas dos fãs de Ghibli; alguns o descrevem como uma “história de amor inútil” com “muita angústia adolescente”, enquanto outros adoram os personagens interessantes e gráficos esteticamente agradáveis.

Em conclusão, essas são as melhores histórias de amadurecimento do Studio Ghibli. Você concorda?

Confira também em nosso portal: Confira 10 curiosidades sobre A Viagem de Chihiro, a aclamada animação de Hayao Miyazaki

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *