As Crônicas de Nárnia: por que não temos mais adaptações da saga?
Originalmente, As Crônicas de Nárnia é uma saga literária de alta fantasia do escritor, crítico literário e teólogo irlandês C. S. Lewis. Todos os sete volumes de As Crônicas de Nárnia foram escritos entre 1949 e 1954, receberam publicação oficial no Reino Unido pela editora HarperCollins entre 1950 e 1956. Se você assistiu aos filmes, possivelmente já se questionou: o que aconteceu com As Crônicas de Nárnia? Afinal de contas, dos sete livros publicados, apenas três foram receberam adaptação cinematográfica. Então, se a saga fez um sucesso considerável, o que aconteceu para que a franquia cinematográfica ficasse sem conclusão?
No começo dos anos 2000, franquias fantásticas como O Senhor dos Anéis, O Labirinto do Fauno e Dracula Untold estavam começando a revolucionar a cena cinematográfica. Certamente, Walt Disney Studios queria aproveitar o mesmo sucesso. Com isso, teve o lançamento de As Crônicas de Nárnia: O Leão, O Guarda-Roupa e a Feiticeira no ano de 2005. O filme adaptou o primeiro livro de Lewis e foi um imediato sucesso entre o público. Via IMDb: Classificações, avaliações e onde assistir os melhores filmes e séries, As Crônicas de Nárnia: O Leão, O Guarda-Roupa e a Feiticeira tem uma nota de 6,9/10 conforme mais de 406 mil votações. Já via Rotten Tomatoes, o filme recebeu 75% de aprovação da crítica especializada, conforme 218 resenhas, e 61% de aprovação do público conforme mais de 250 mil avaliações.
Na sequência, apenas receberam seu lançamento oficial antes de simplesmente desistirem e esquecerem a saga cinematográfica. Dentre os fatores para que tal, temos três motivos principais: interesse decrescente do público, o conteúdo dos livros e a troca de estúdio.
O que aconteceu com As Crônicas de Nárnia?
Conforme o portal TecMundo, os direitos da saga passaram pela Walt Disney Studios e 20th Century Fox, e há até rumores de que a Netflix fará um reboot dos filmes. No entanto, nenhum desses contratos parece ter prosseguido. Enquanto isso, a segunda e a terceira parcelas da série não tiveram um desempenho tão bom quanto a estreia nas bilheterias. Adicione a isso o fato de que os livros são difíceis de adaptar – especialmente porque não estão em ordem cronológica – e o esforço se torna insustentável.
No final das contas, então os últimos livros da série foram considerados densos demais para o cinema. A alegoria religiosa fica mais clara no livro, e alguns escritores acham que o público pode não aceitar bem os eventos. Para se ter uma ideia, as lendas literárias retratam até o fim do mundo em Nárnia. Todos esses fatores fizeram com que os filmes encontrassem o seu fim antes do planejado e, até o momento, não há planos de novas produções deste universo.
A saga pode entrar na Netflix?
Exatamente! Anos atrás, a plataforma de streaming Netflix adquiriu os direitos de adaptação dos livros As Crônicas de Nárnia, na expectativa de criar uma série de filmes. No entanto, o projeto caiu no esquecimento por um tempo. Contudo, no final de 2022, uma atualização veio por meio do What’s On Netflix. Conforme o portal, a Netflix deseja contratar Greta Gerwig para dirigir os dois primeiros filmes em sua reinicialização de As Crônicas de Nárnia. A diretora alcançou a fama com seus filmes Lady Bird e Frances Ha e está atualmente trabalhando no filme da Barbie.
A Netflix fechou um acordo com o espólio de CS Lewis para criar novos filmes e séries baseados em Nárnia em 2018, mas nenhum desses projetos entrou em produção ainda, e houve pouco movimento público oficial sobre a franquia. Será que agora teremos finalmente novidades? O que você acha? Você gostaria de ver novas adaptações da saga literária As Crônicas de Nárnia, do autor irlandês C. S. Lewis?
Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!
- Nosso perfil oficial no Instagram: Nii-Sans Produções (@niisansgeek)
- Nossa página oficial no Facebook: Nii-Sans Produções
- Nosso canal oficial no YouTube: Nii-Sans Produções – YouTube
Confira também em nosso portal: Biografia de Brandon Lee, o ator norte-americano filho de Bruce Lee e Quem foi Bruce Lee? O lutador de kung fu que dominou Hollywood!