As amizades de Luke Skywalker com droides o ajudaram a salvar a galáxia de Star Wars

As amizades de Luke Skywalker com droides o ajudaram a salvar a galáxia de Star Wars

As amizades de Luke Skywalker com droides o ajudaram a salvar a galáxia de Star Wars

Embora as amizades de Luke Skywalker com R2-D2 e C-3PO sejam bem conhecidas, seu vínculo com 2-1B também impactou significativamente sua jornada em Star Wars.

Ao longo da saga Star Wars, Luke Skywalker tratou consistentemente os droides com o mesmo nível de respeito que seus compatriotas orgânicos. Ok, muitos personagens de Star Wars também fizeram isso; entretanto muitos outros trataram os droides como meras ferramentas ou guardaram ressentimento em relação aos droides devido em parte às Guerras Clônicas. Embora as amizades de Luke com R2-D2 e C-3PO tenham sido bem documentadas, suas amizades com outros droides também foram fundamentais para sua eventual vitória. Por exemplo, “Right-Hand Man” de Lydia Kang em From a Certain Point of View: The Empire Strikes Back destacou a amizade de Luke com 2-1B, um droide médico da Rebelião. Embora 2-1B possa parecer um personagem menor, seu aconselhamento de Luke ajudou o jovem Jedi a superar seu trauma e, eventualmente, ajudar a acabar com o reinado do Império Galáctico.

 

Em “Right-Hand Man“, 2-1B ajudou a conectar o novo braço cibernético de Luke após a batalha de Luke com Darth Vader em Star Wars: The Empire Strikes Back. Notavelmente, Luke solicitou especificamente 2-1B como seu médico. A história confirmou que 2-1B era o mesmo droide que cuidou de Luke em Hoth após o encontro quase mortal de Luke com o Wampa. A escolha de Luke mostrou que ele respeitava as habilidades médicas de 2-1B, mas também revelou o sentimentalismo de Luke e sua fácil aceitação de droides como seus amigos.

Ao discutir o procedimento para anexar a nova mão, Luke perguntou continuamente 2-1B sobre como os droides percebem a dor e se eles tinham algum sintoma semelhante, como dor fantasma. As perguntas de Luke pegaram 2-1B desprevenido. 2-1B refletiu que, “Ninguém nunca perguntou sobre os ferimentos ou a dor de um droide.” Portanto, mesmo quando Luke estava lutando com seu próprio trauma, ele ainda mostrava que se importava com droides muito mais do que outras pessoas. Além disso, Luke foi capaz de reconhecer que as formas de vida orgânicas tinham mais em comum com os seres mecânicos do que a maioria das pessoas escolheria reconhecer.

Star Wars

A conversa de Luke com 2-1B após sua batalha com Darth Vader em Cloud City mostrou a luta de Luke diante das revelações de Vader e sua culpa por seu fracasso percebido. Luke se culpou por perder Han. Ele também duvidava de sua decisão de interromper seu treinamento e temia cair para o lado negro como seu pai Anakin Skywalker tinha antes dele. Devido ao seu conflito interno, Luke não acreditava que merecia ser curado.

A resposta de 2-1B mostrou sua compaixão e cuidado por todos os seus pacientes. 2-1B explicou:

Todos os seres merecem ser cuidados, serem curados. […] A perfeição moral não é um requisito para o cuidado. Isso seria a própria crueldade, pois nenhum ser é perfeito.

Enquanto 2-1B resistiu a ser chamado de poeta, sua eloquente defesa de sua moral e crenças mostrava uma compaixão que não podia ser atribuída apenas à sua programação. Enquanto sua programação médica veio de seu criador, 2-1B desenvolveu sua bondade por conta própria.

Princess-Leia-Organa-2-1B-and-Luke-Skywalker-in-the-medical-bay-in-Star-Wars-The-Empire-Strikes-Back

Como curador, 2-1B insistiu na importância de Luke aceitar a ajuda de seus amigos para ajudar na recuperação de Luke de suas feridas físicas e psicológicas. 2-1B argumentou que “aceitar tal assistência não é fraqueza, nem é galante renunciar a tal tratamento. Às vezes, a escolha mais difícil é aceitar ajuda”. Sem saber, então 2-1B encontrou uma das principais razões para a queda de Anakin Skywalker.

Anakin caiu em parte porque parou de procurar seus amigos e entes queridos em busca de ajuda para lidar com suas ansiedades e medos. Ele deixou de confiar em seus amigos, em Obi-Wan Kenobi e até mesmo em Padmé. O imperador Palpatine mais tarde declarou a “fé em seus amigos” de Luke uma das maiores fraquezas de Luke; mas porque essa comunidade e cuidado eram uma das poucas coisas que poderiam combater a influência do imperador. Dessa forma, a insistência de 2-1B ajudou a dar a Luke o sistema de apoio que ele precisava para resistir à tentação do lado negro.

O 2-1B foi designado para anexar a nova mão cibernética de Luke, entretanto o droide colocou Luke no caminho da cura emocional também. A insistência de 2-1B de que todos os seres merecem cuidados pode ter tido mais influência sobre Luke do que ele imaginava. O conselho pode ter inspirado Luke a estender esse mesmo cuidado a Darth Vader, apesar das falhas morais de Vader. Portanto, as amizades de Luke Skywalker com 2-1B e outros droides o ajudaram a salvar seu pai e acabar com o reinado do Império.

A Saga Skywalker completa está disponível para transmissão na Disney+.

Leia também em nosso po rtal: A data que comemora “May the Force be with you” de Star Wars

Comentários

Comentários

Caroline Ishida Date

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *