Hoje, que tal trazermos um tema que muitos consideram polêmico? Você prefere acompanhar uma obra pelo mangá ou pelo anime? Assistir a adaptação em anime faz você adquirir o mangá – ou a light novel de origem? Talvez, o inverso: a light novel ou o mangá faz você assistir as suas respectivas adaptações para anime – às vezes, para live-action? E qual é realmente o melhor: anime ou mangá?
É interessante notarmos que muitas pessoas começam a acompanhar os mangás graças às adaptações para séries de anime ou filmes e live-action, embora costumem fazer adaptações de mangás que já conquistou muitos fãs. Um grande exemplo nos últimos tempos foi Jujutsu Kaisen. Originalmente, o mangá japonês foi escrito e ilustrado por Gege Akutami, com sua serialização na Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018 e publicação pela Shueisha. A série recebeu publicação no Brasil pela editora Panini. Com produção pela TOHO, uma importante produtora e distribuidora, e pelo importante estúdio MAPPA, recebeu também uma adaptação para série em anime disponível atualmente via Crunchyroll. Conforme o portal TecMundo. Jujutsu Kaisen viu o crescimento das vendas do mangá crescendo 650% devido ao anime. Bastante, não é mesmo?
Jujutsu Kaisen não é a única obra que recebeu maior visibilidade graças as adaptações. Das adaptações para séries de anime recentes, outros importantes exemplos com vendas alcançando números astronômicos foram Tokyo Revengers, Chainsaw Man e Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba). Conforme o portal de notícias da Crunchyroll, a edição brasileira de Tokyo Revengers tem mais de 70 mil cópias vendidas! Além disso, séries em mangás clássicas como Naruto, de Masashi Kishimoto, e Dragon Ball, de Akira Toriyama, também possuem vendas exorbitantes. Ou seja, mesmo que a gente prefira ler a obra de origem, não podemos negar que as suas adaptações ajudam bastante em seu respectivo sucesso!
Conforme o portal de notícias da Crunchyroll, o filme do anime BLUE GIANT já vendeu mais de 350 mil ingressos no Japão. Acredito que tal fato ajude a mostrar o tanto que as pessoas adoram as adaptações de mangás e light novel, seja para séries e filmes animados ou live-action. Em primeiro lugar, podemos falar que entre os principais estúdios japoneses, estão: Wit Studio, Bones, Madhouse, Toei Animation, Estúdio Ghibli, Ufotable, Doga Kobo, David Production, Studio Pierrot, Production I.G, Mappa, Trigger, A1 Pictures e Kyoto animation. São tantos estúdios sensacionais que vejo comentários de pessoas escolhendo até mesmo os seus estúdios japoneses favoritos.
A tendência é amarem ainda mais a adaptação quando é fiel: fidelidade aos personagens e os acontecimentos na trama. Claro, às vezes podem ocorrer fillers – preenchimentos que podem ser sensacionais para a trama ou podem ser apenas “encheção de linguiça” que não agreguem em nada. Duas obras que exemplificam a problemática com fillers são Naruto Shippuden e Bleach. Ambas as adaptações em anime possuem muitos episódios fillers e, embora muitos desses episódios sejam sensacionais, outros já nem tantos e muitos fãs acabam optando por pular os episódios. Há muitos comentários na internet, onde fãs de animes relatam que os fillers em exagero fizeram tomar raiva de ambas as obras.
Falando-se em fidelidade, Death Note foi uma das adaptações para série em anime que foram mais fiéis a série em mangá escrita por Tsugumi Ohba e ilustrada por Takeshi Obata. Contudo, sempre houve e provavelmente sempre haverá reclamação sobre adaptações que não fizeram o mesmo. Não precisa nem necessariamente ser adaptação para anime. Lembra da adaptação de Death Note da Netflix? Embora muitos que assistiram relevaram e se divertiram, a maioria dos fãs do mangá sentiu-se decepcionado.
Não podemos nos esquecer que alguns animes são completamente originais de seus estúdios. O texto foca nos animes que são adaptações de um mangá, mas acho muito difícil escrever esse texto e me esquecer dos animes que foram adaptados de outros materiais de origem ou são originais. Castlevania da Netflix é uma adaptação da franquia de jogos eletrônicos homônima de fantasia sombria, mas a plataforma de streaming também tem em seu catálogo obras como Vampire in the Garden que é uma obra completamente original da Wit Studio.
Em 2022, Lycoris Recoil também chamou a atenção e é um anime original da A-1 Pictures e com direção de Shingo Adachi. Muitas obras do Estúdio Ghibli são adaptações de livros, mas outros são completamente originais também. Dessa forma, sei que muitos de nós podemos acabar nos apaixonando por animes mais facilmente justamente por isso: obras completamente originais e que ficaram sensacionais.
Embora cada pessoa tenha a sua preferencia pessoal, acredito que não exista de fato isso de melhor. Ok, todos nós sabemos que dificilmente um anime consegue colocar todos os detalhes de um mangá, inclusive pela necessidade de resumir algo para colocar em um episódio, ou então a dificuldade de filmes, séries e animes mostrarem os pensamentos de um personagem. Não, não é uma dificuldade exclusiva ao tratarmos de animes e mangás. Contudo, eu acredito que alguns estilos sejam mais proveitosos em cada mundo. Por exemplo, eu gostei muito mais do mangá do que o anime Death Note. Mas vai falar que não era sensacional assistir Naruto, Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z na televisão? Ainda mais que o foco dessas e outras obras são as lutas, que parecem ficar melhor em suas adaptações do que nos mangás.
Ou seja, seja vai ter uma obra que parece ficar melhor quando está no universo literário, ou mais especificamente no mundo dos animes e dos filmes ou até mesmo nos jogos eletrônicos. A série em anime Devil May Cry ficou sensacional, e posso repetir a mesma coisa para Castlevania, mas a gente sempre vai gostar ainda mais dos jogos eletrônicos.
Você concorda com isso? O que você prefere? Anime ou Mangá – ou até mesmo jogos eletrônicos ou uma boa light novel?
Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!
Comentários
Quando e onde assistir ao episódio 10 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…
Quando e onde assistir ao episódio 7 de Dragon Ball DAIMA? Dragon Ball Daima é…
Você precisa assistir O Conto da Princesa Kaguya (2015) O Conto da Princesa Kaguya (2015),…
Quando e onde assistir ao episódio 9 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…
Quando e onde assistir ao episódio 6 de Dragon Ball DAIMA? Dragon Ball Daima é uma…
Quando e onde assistir ao episódio 8 de Acro Trip? A Crunchyroll finalmente trouxe a…
Este site usa cookies.
consulte Mais informação