Artista cria mangá inspirado nas histórias do cangaço e faz sucesso na internet

Hey, geeks, tudo bom com vocês? Então, vocês já conhecem o mangá brasileiro Lampião, inspirado nas histórias do cangaço e na cultura brasileira? Eu descobri recente por uma amiga, e esse mangá é o trabalho do artista Heitor Amatsu. Essa amiga me enviou uma matéria do Folclore br: Uma nova visão, que utilizei como referência para algumas informações e, além disso, conversei com o próprio autor no Twitter.

Enfim, pude notar que o sucesso do mangá está crescente na internet, especialmente no Twitter. Heitor Amatsu é um autor brasileiro e é quadrinista profissional, e trabalha no mercado francês e japonês.

Em uma reportagem no Hora Folk, Heitor conta sobre seu mangá de sucesso e que é inspirado na lenda de Lampião, mas todos os conceitos e base moral foi feita para o mercado japonês de mangás. O autor ainda complementa que de início o projeto era diferente: Lampião seria um caçador de entidades como destino pelos seus pecados, mas junto com a editora japonesa o autor decidiu a índole atual.

A princípio o quadrinho foi criado para ter um formato de única publicação e está disponível de graça na rede Tapas (acesse aqui) e em seu Twitter, mas Heitor comentou que o projeto está em andamento e que já está produzindo os próximos capítulos para expandir a trama em uma série. O conteúdo da história em quadrinhos é destinado ao público adulto pela violência física.

Devo dizer que fiquei feliz em conhecer essa história em quadrinhos, pois obras assim incentivam a conhecermos a nossa história. Afinal, eu sei que eu não sou a única que achava que odiava história quando mais nova.

Lampião, no mangá de Heitor Amatsu
Lampião, no mangá de Heitor Amatsu

Retomada histórica

A figura do Rei do Cangaço trouxe leves discussões na internet acerca da história nacional e seu impacto cultural. E falar sobre Lampião pode parecer árduo, pois conforme o  ponto de vista, você poderá considerá-lo vilão ou herói.

O portal Folclore br: Uma nova visão comenta que seu impacto cultural é tamanho que inspira histórias, ritos, danças típicas e movimenta o turismo.  Para quem quiser conhecer melhor a história de Lampião, há vários artigos da revista Aventuras na História e alguns e-books na Amazon, incluindo “Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor e balas” (adquira aqui).

Outros trabalhos de Heitor Amatsu

Capa da obra Magnus Opus, de Heitor Amatsu
Capa da obra Magnus Opus, de Heitor Amatsu

Heitor é também autor de Magnum Opus, um quadrinho que está disponível de graça aqui, mas a obra está em francês.

Redes sociais do artista Heitor Amatsu

Conheça mais do trabalho e siga o artista Heitor Amatsu pelas redes sociais para mais novidades.

Facebook: Heitor Amatsu (ou acesse aqui).

Twitter: @Heitoramatsuart (ou acesse aqui).

Instagram: @heitoramatsuart (ou acesse aqui).

Valorize a literatura brasileira!

Em suma, é isto sobre o autor Heitor Amatsu. Porém, ainda deixo o recado que sempre podemos ajudar a valorizar a literatura nacional. Muitos autores disponibilizam suas obras gratuitamente, então compartilhem os links oficiais. E além disso, os e-books (livros virtuais) são mais baratos que os livros físicos, então é uma opção a se pensar.

Enfim, algumas matérias sobre a temática em nosso portal: Bombeiro Mascarado, o super-herói brasileiro; Sugestões de 6 obras da Literatura Nacional e 5 formas para ajudar autores nacionais.

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *