Conheçam a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré

Goiânia, a capital de Goiás, é cheia de atrações maravilhosas e uma delas é a Feira de Antiguidades! A Feira de Antiguidades ocorre todo segundo domingo do mês, começando às 8:00 horas da manhã na Praça Almirante Tamandaré. A praça está localizada na avenida Assis Chateaubriand, no setor Oeste.

É um ambiente mágico, pois sabe mesclar perfeitamente a cultura retrô e o mundo artístico: stands de antiquários, stands de lojas geeks, encontros de carros e motos antigos, Liga Pin Up trazendo glamour e moda, Damas e Cavalheiros de Época trazendo sorrisos, muita música e muitas lanchonetes com lanches deliciosos!

Além disso tudo, parte do público que frequenta a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré são escritores, músicos, pintores e fotógrafos goianos que vão para jogar conversa fora com os amigos ou expor o seu trabalho!

Artistas na Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré
Artistas cantando suas músicas na Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré. Novembro de 2021.

E aí? Vamos enfim conhecer mais sobre a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré?

Antiquários de Goiânia

Talvez nem todos saibam disso, mas Goiânia possui diversos antiquários. Nos antiquários, é comum venderem produtos mais antigos, como  móveis de madeiras (que muitas vezes, são tão bem feitos que duram muitas décadas) ou então produtos seguindo uma moda mais retrô. Discos de vinil, oratórios, santos e jogos de xícaras são alguns dos produtos que encontramos facilmente nos Antiquários de Goiânia, assim como nos seus stands na Feira de Antiguidades. Claro, cada antiquário se especializa em algum produto específico, como por exemplo o Baú e Cia Ateliê é focado em móveis feitos de madeira – o que não impede de vender alguns outros produtos.

E falarei aqui apenas de alguns dos antiquários que vão mensalmente fazer seus stands na Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré, pois quero despertar a sua curiosidade para ir à feira e conhecer todos eles pessoalmente! Dito isso, então eu te convido a acompanhar a matéria e, quando tiver oportunidade, vir visitar a Feira e os Antiquários!

Conheçam alguns dos antiquários que vão para a Feira de Antiguidades:

O Antiquário Brechó Goiano que está há mais de 20 anos no mercado é um grande parceiro da Feira de Antiguidades. Eles são bastante acessíveis e, durante a pandemia, eles fazem entrega em casa.

Wanderley, fundador do Antiquário e Brechó Goiano, e Condessa Valéria Vaz. Março de 2020.
Condessa Valéria Vaz e Wanderley, fundador do Antiquário e Brechó Goiano. Março de 2020.

O Rocinante Antiquário também se faz presente na Feira de Antiguidades, mas nem sempre conseguem expor todos os seus produtos lindíssimos! Então, para quem quiser visitar a loja e a sua dona, Denise Cambotta, precisará vir no Espaço Cora Montessori, localizado no Setor Sul em Goiânia. O Espaço Cora Montessori é dividido entre a Denise e outras lojistas, que também contam com a sua visita!

Pirineus voltou recentemente a fazer o seu stand: durante a maior parte da pandemia de COVID-19, ele preferiu ficar mais quieto em casa, às vezes atendendo em sua residência. Inclusive, Pirineus é um senhor muito simpático e que fala sobre enquanto gravava um pequeno vídeo com a Condessa Valéria Vaz, vídeo que já está disponível nas redes sociais:

 

Um charme isso tudo, não é mesmo? Continue acompanhando, pois ainda há muito para se saber sobre a Feira de Antiguidades!

E válido lembrar que algumas lojas geeks sempre vão para a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré, como por exemplo a Eris Store!

As principais exposições

A Feira de Antiguidades também possui exposições interessantes, entre elas os quadros, fotografias e as bicicletas antigas, mas talvez sejam os carros e as motos antigas aquelas que mais chamam atenção! Quase todo mundo que chega na na feira, olha os carros e aproveita então para tirar algumas fotos!

King Arthur na exposição de carros antigos na Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré. Edição: março de 2020.
King Arthur na exposição de carros antigos na Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré. Março de 2020.

E falando-se nas pinturas, nunca sabemos quais são as nossas favoritas. Vejam só essas pinturas aqui por exemplo:

São muito lindos e sempre tem ao menos dois artistas levando os seus quadros para a feira. Se você está desejando algo para a decoração de sua casa, então poderá encontrar algo que te agrade aqui!

Da mesma forma, temos as fotografias. Alguém que posso citar aqui é o Rick Paiva que gosta de frequentar a feira também, pois assim pode fazer várias fotografias novas e divulgar o seu trabalho. Rick publica suas fotos tanto em seu Instagram principal (@rick_paiva.art) quanto em seu projeto: Projeto Humanos (@humanos_go). Dito isso, confiram esse trabalho na Feira de Antiguidades:

Posteriormente, aproveitem para seguir os perfis de Rick Paiva e também comentarem aqui se vocês também ficaram maravilhados com os trabalhos dele!

Presença da Liga Pin UP na Feira de Antiguidades

Você gosta de muito glamour? Então, você pode encontrar isso com as Pin UP que frequentam a Feira de Antiguidades!

A Liga Pin UP é uma agência que reúne amantes da cultura pin up, e elas costumam ir para a feira para levar o glamour e muita diversão ao público. A liga foi criada pela Rosangela Sa e certamente você vai amar conhece-la! Sigam a Rosangela e a Liga Pin UP no Instagram para conhecerem melhor: @miss_angelpin e @ligapinupgo.

 

Presença das Damas e Cavalheiros de Época na Feira de Antiguidades

Condessa Valéria Vaz, líder do grupo Damas e Cavalheiros de Época. Novembro de 2021.
O grupo Damas e Cavalheiros de Época está presente nas edições da Feira de Antiguidades desde meados de 2018. O grupo artístico sempre está por lá levando muita diversão, tirando fotos com todos e fazendo apresentações. E tem uma novidade certamente legal: a partir de dezembro, o grupo terá um horário definido para todas as apresentações: 10:00 às 10:30 horas da manhã. Convido você a vir assistir as apresentações, pois serão incríveis: veremos perfomances da Condessa Valéria Vaz, assim como recitar poesia e interpretar peças teatrais.
Sendo assim, você poderá saber das novidades aqui pela Nii-Sans Produções ou então pelo Instagram do grupo: @damasecavalheirosdeepoca.
Por sinal, o grupo Damas e Cavalheiros de Época foi mesmo grupo realizador do Projeto Cultural Antiquários de Goiânia como Manifestação da Cultura Popular. Um dos vídeos do projeto foi para mostrar a Feira de Antiguidades da Praça Tamandaré:

 

Condessa Valéria Vaz, a líder do grupo artístico, te convida a vir prestigiar a Feira de Antiguidades:

Você já teve a chance de ir presenciar a Feira de Antiguidades? Se ainda não, então convido você a ir prestigiar a feira. Se já foi alguma vez, da mesma forma também está convidado a retornar mais vezes e ver as novidades!

 

Comentários

Comentários

Caroline Ishida Date

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *