Séries

57 anos de Jornada nas Estrelas

57 anos de Jornada nas Estrelas

Há 57 anos, em 8 de setembro de 1966, nascia um extraordinário fenômeno cultural. Foi neste dia importante que o episódio inaugural de Star Trek, ou Jornada nas Estrelas em português brasileiro, uma renomada série de ficção científica criada pelo estimado escritor e produtor de televisão americano Gene Roddenberry, fez sua estreia. O universo de Star Trek abrange uma ampla gama de mídias, incluindo séries de televisão, filmes, documentários e livros. É notável considerar que Gene Roddenberry, o criador de Star Trek, poderia ter imaginado o grande número de obras que surgiriam de seu conceito inicial, bem como o impacto significativo que teria na indústria cinematográfica.

Junte-se a nós enquanto mergulhamos no mundo deste renomado fenômeno cultural, onde exploramos as várias séries e filmes e mergulhamos na extensa coleção de literatura e documentários de Star Trek. Descubra os proeminentes livros e documentários de Star Trek que cativaram os fãs ao longo dos anos. Compartilhe seu conhecimento sobre documentários e livros adicionais de Star Trek na seção de comentários abaixo!

Uma observação pessoal. A primeira vez que falei sobre essa franquia (que adoro) foi nos 54 anos de Jornada nas Estrelas para a Revista Jovem Geek. Depois de três anos, aumentou significativamente a quantidade de conteúdos relacionados à Jornada nas Estrelas: novos filmes e séries tiveram seu lançamento nas plataformas de streaming. Hoje, trago uma lista mais completa das séries da franquia, assim como várias outras informações que considerei relevantes.

 

Um pouco sobre o seu criador: Gene Roddenberry

Everett Collection / Everett Collection

O renomado criador da série e franquia de filmes Star Trek, Gene Roddenberry, nasceu em El Paso, Texas, em 19 de agosto de 1921. Antes de se envolver na indústria cinematográfica, Roddenberry teve uma longa carreira como piloto, tanto na Força Aérea e na aviação comercial. Infelizmente, Eugene Wesley Roddenberry faleceu em 24 de outubro de 1991, em Santa Monica, Califórnia. A Revista Galileu relembra toda a sua vida falando de sua infância, adolescência, sua carreira como piloto, policial e roteirista, e o principal para esse post: Star trek:

A ideia para criar Star Trek veio em 1964, depois de alguns anos trabalhando como roteirista profissional, inclusive com algumas séries bem sucedidas. Inicialmente, a MGM recusou a história, que foi comprada pela Desilu Productions. A produtora não só comprou o roteiro, como o contratou como produtor e permitiu que ele trabalhasse em seus próprios projetos. A série finalmente foi comprada em fevereiro de 1966 e foi ao ar no dia 24 de maio.Star Trek: saiba quem foi Gene Roddenberry, o criador da série – Revista Galileu 

Para quem desejar saber mais sobre o seu criador, então gostará de assistir a um documentário completo sobre ele:

Star Trek: Classic Generation (1966–1969)

O programa de televisão Star Trek, também conhecido como The Original Series, foi inicialmente transmitido na NBC de 8 de setembro de 1966 a 3 de junho de 1969. Esta série em particular consiste em três temporadas no total, abrangendo um total de 79 episódios. Cada episódio tem duração aproximada de 50 minutos.

Para resumir, esta série de televisão narra as aventuras da tripulação a bordo da nave interestelar conhecida como USS Enterprise. O navio está sob a liderança do capitão James T. Kirk, interpretado por William Shatner. Ajudando-o está o altamente lógico Primeiro Oficial Spock, interpretado por Leonard Nimoy, e o habilidoso Diretor Médico Leonard McCoy, interpretado por DeForest Kelley.

Em cada episódio de Star Trek, William Shatner fornece o monólogo introdutório que prepara o cenário para a nave estelar USS Enterprise e sua missão.

Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos… para explorar novos mundos… para pesquisar novas vidas… novas civilizações… audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve.

Existem vários fatores que tornam Star Trek verdadeiramente excepcional. Um aspecto notável é a representação do tabagismo, que ainda era considerado moda na época em que o filme foi feito. Em contraste com outros filmes de ficção científica que mostravam fumantes entre tripulações de naves espaciais, Gene Roddenberry imaginou um futuro onde o vício em cigarros ou álcool não faria parte da sociedade.

Na nave USS Enterprise, testemunhamos uma notável demonstração de unidade entre indivíduos de diversas origens étnicas, o que era bastante incomum naquela época. Um exemplo notável é o oficial Pavel Chekov, um personagem russo interpretado por Walter Koenig, e o oficial Hikaru Sulu, um personagem japonês trazido à vida por George Takei. Além disso, temos o personagem de Uhura, que ocupa o cargo de Diretor de Comunicações. Nichelle Nichols, a talentosa atriz que interpretou a tenente Uhura, fez história como a primeira mulher negra a ter um papel significativo na televisão americana. Nichelle Nichols em Star Trek foi uma grande influência para os artistas afrodescendentes, inclusive foi uma influência para Whoopi Goldberg.

 

Filmes da Série Original:

  • Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)
  • Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan (1982)
  • Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock (1984)
  • Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa (1986)
  • Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira (1989)
  • Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida (1991)

Star Trek: The Animated Series (1973–1974)

De 8 de setembro de 1973 a 12 de outubro de 1974, Star Trek: The Animated Series foi transmitido pela NBC. Esta série, apresentada em formato de desenho animado, é composta por duas temporadas e um total de 22 episódios. Cada episódio teve duração de 30 minutos e foi ambientado no universo de Star Trek, continuando o enredo da série original dos anos 1960, Star Trek: The Original Series. Os dubladores da série original reprisaram seus papéis, e muitos dos escritores originais contribuíram para a criação dos episódios desta série animada. Atualmente, está disponível na plataforma de streaming Netflix.

Star Trek: Next Generation (1987–1994)

A série de televisão Star Trek: Next Generation foi ao ar por um período de 28 de setembro de 1987 a 23 de maio de 1994, abrangendo um total de 7 temporadas e 178 episódios. Esta série em particular explora as façanhas da tripulação a bordo da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo capitão Jean-Luc Picard, interpretado por Patrick Stewart, ambientada 70 anos após os esforços da tripulação original da Enterprise liderada pelo capitão James T. Kirk, interpretado por William Shatner.

O principal objetivo do capitão Jean-Luc Picard e da tripulação da Enterprise continua sendo a exploração de territórios desconhecidos, descobrindo novas civilizações e expandindo as fronteiras do conhecimento. Atualmente, a Federação está passando por um período de transformação significativa, implementando novos regulamentos e abordagens para a exploração espacial. Dentre eles, a Primeira Diretriz se destaca como um dos estatutos mais cruciais, orientando a condução de todas as operações. Notavelmente, a Federação e o Império Klingon forjaram uma aliança poderosa que solidificou sua presença na galáxia. Essa parceria é exemplificada pela inclusão do oficial tático tenente Worf, que é uma mistura de Klingon e herança humana, na lista da Enterprise.

O personagem do oficial tático tenente Worf foi trazido à vida por Michael Dorn. Ao lado de Worf, os oficiais seniores a bordo incluem o Primeiro Oficial Comandante William T. Riker, interpretado por Jonathan Frakes, o andróide Tenente Comandante Data, interpretado por Brent Spiner, Chefe de Segurança, Tenente Tasha Yar, interpretado por Denise Crosby, Conselheira Deanna Troi, retratada por Marina Sirtis, Dra. Beverly Crusher, interpretada por Gates McFadden, e Tenente Geordi La Forge, interpretada por LeVar Burton. Como parte do elenco de apoio, temos a talentosa atriz Whoopi Goldberg assumindo o papel de Guinan.

Filmes The Next Generation

  • Jornada nas Estrelas: Novas Gerações (1994)
  • Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato (1996)
  • Jornada nas Estrelas: Insurreição (1998)
  • Jornada nas Estrelas: Nêmesis (2002)

Star Trek: Deep Space Nine (1993–1999)

Estreando em 3 de janeiro de 1993 e concluindo em 2 de junho de 1999, Star Trek: Deep Space Nine foi a terceira parcela da franquia Star Trek. Divergindo de seus antecessores, que ocorreram predominantemente em naves estelares, Deep Space Nine se desenrola em uma antiquada estação espacial cardassiana. Notavelmente, coincide cronologicamente com Star Trek: The Next Generation, na medida em que Michael Dorn repete seu papel como Worf. Colm Meaney também retorna como Miles O’Brien, assumindo agora um papel mais significativo. A série gira em torno do comandante Benjamin Sisko, interpretado por Avery Brooks. Ao contrário de outras séries de Star Trek, Deep Space Nine não gerou nenhum filme.

Star Trek: Voyager (1995–2001)

A estréia de Star Trek: Voyager ocorreu em 16 de janeiro de 1995 e foi concluída em 23 de maio de 2001, após um período de 7 temporadas. A narrativa central gira em torno das façanhas da tripulação a bordo da espaçonave Voyager. Em uma reviravolta notável, uma antiga entidade extraterrestre transferiu a Voyager para uma região extremamente remota da galáxia, a uma distância surpreendente de 70.000 anos-luz. A árdua viagem de volta ao local de origem torna-se uma extensa e formidável empreitada.

A inovadora série de televisão, Star Trek: Voyager, tem a distinção de ser a primeira a apresentar uma capitã no comando. Kathryn Janeway, interpretada pela talentosa Kate Mulgrew, personifica esse papel influente. Ao lado do Capitão Janeway, a série apresenta um elenco diversificado e atraente de personagens. O primeiro oficial Chakotay, interpretado por Robert Beltran, traz profundidade e liderança à tripulação. Roxann Dawson dá vida ao personagem da engenheira-chefe B’Elanna Torres, mostrando sua capacidade técnica e resiliência.

O habilidoso piloto Tom Paris, interpretado por Robert Duncan McNeill, acrescenta um toque de aventura à narrativa. Jennifer Lien traz cordialidade e inteligência ao papel da enfermeira e botânica Kes. Ethan Phillips infunde o personagem de Neelix com charme e um senso de humor aguçado. O talentoso Robert Picardo encarna o papel do médico-chefe, enquanto Tim Russ interpreta o estóico e lógico Tuvok. Notavelmente, apesar de sua popularidade, Star Trek: Voyager não gerou nenhum longa-metragem.

Star Trek: Enterprise (2001–2005)

Uma das séries mais cativantes de Star Trek até hoje é Enterprise, principalmente devido à sua conexão narrativa com as expedições iniciais da humanidade pelos vastos confins da galáxia. Esta série é anterior ao icônico Capitão Kirk e gira em torno da liderança do Comandante Jonathan Archer, interpretado por Scott Bakula, enquanto ele e sua equipe navegam na complexa dinâmica de interagir com vulcanos, Klingons e várias outras civilizações extraterrestres.

Além de seu enredo cativante, Enterprise também lança luz sobre certos aspectos de todo o universo de Star Trek. Por exemplo, aborda a curiosidade de saber por que o inglês é o idioma predominante falado em toda a galáxia, revelando que o uso de um tradutor universal é comum para a comunicação interplanetária. Desempenhando um papel fundamental a esse respeito está o Oficial de Comunicações Hoshi Sato, interpretado por Linda Park, que é fundamental na coordenação e operação do Tradutor Universal.

No elenco principal, também teve a participação Jolene Blalock como a vulcana T’Pol, Connor Trinner como Charles “Trip” Tucker III, Dominic Kreating como Malcolm Reed, Anthony Montgomery como Travis Mayweather e John Billingsley como Phlox. Enterprise teve apenas 4 temporadas e nenhum filme, mas é simplesmente fascinante.

Star Trek: Discovery (2017)

A série de televisão Star Trek: Discovery estreou em 24 de setembro de 2017 e está atualmente disponível para streaming na Netflix. O protagonista central desta saga épica é Michael Burnham, interpretado pela talentosa Sonequa Martin-Green. Curiosamente, ela é a irmã adotiva de Spock, um papel agora trazido à vida por Ethan Peck. Esta cativante história se desenrola aproximadamente uma década antes dos eventos envolvendo o Capitão Kirk, e oferece uma exploração direta do profundo conflito entre a humanidade e os Klingons.

Star Trek: Picard (2020)

Star Trek: Picard foi lançada em 23 de janeiro de 2020 e se passa 18 anos após a última aparição de Jean-Luc Picard em Star Trek: Nemesis (2002). Posteriormente, contou com mais duas temporadas. Me vi assinando a Amazon Prime Video apenas para assistir a esta nova história de Jean-Luc Picard, especialmente porque Jean-Luc Picard foi o primeiro capitão que conheci. E se me arrependi disso? Nenhum pouco! Amei a série!

A série “Star Trek: Picard” é uma produção de televisão que faz parte do universo de Star Trek e é centrada no personagem icônico Jean-Luc Picard, interpretado por Sir Patrick Stewart. A série foi lançada em 2020 e é uma continuação direta dos eventos da série “Star Trek: The Next Generation”, que foi ao ar entre 1987 e 1994.

“Star Trek: Picard” se passa aproximadamente 20 anos após os eventos de “Star Trek: Nemesis”, o último filme da tripulação do Capitão Picard. A série acompanha Picard em uma nova fase de sua vida, depois que ele se aposenta da Frota Estelar. No entanto, eventos inesperados o levam de volta ao espaço, envolvendo-o em uma missão para proteger uma jovem mulher chamada Dahj, que tem uma conexão misteriosa com seu próprio passado.

Ao longo da série, Picard reúne uma equipe de aliados e retorna à ação, enfrentando perigos e desafios ao longo do caminho. A história explora temas como identidade, moralidade, ética e o impacto das ações passadas. A série também traz de volta outros personagens familiares de “The Next Generation”, bem como introduz novos personagens e raças alienígenas.

Star Trek: Strange New Worlds (2022)

 

A série Star Trek: Strange New Worlds é uma produção dos Estados Unidos, criada por Akiva Goldsman, Alex Kurtzman e Jenny Lumet para o serviço de streaming Paramount+. Lançada em 2022, ela faz parte do universo expandido de Star Trek de Kurtzman e é a décima primeira série da franquia. Trata-se de um spin-off de Star Trek: Discovery, acompanhando o capitão Christopher Pike e a tripulação da nave estelar USS Enterprise enquanto exploram novos mundos em toda a galáxia durante a década anterior aos eventos de Star Trek: The Original Series.

Os atores Anson Mount, Rebecca Romijn e Ethan Peck estrelam a série como Pike, Número Um e Spock, respectivamente, todos personagens da série original. Eles foram escalados para esses papéis em 2019, na segunda temporada de Discovery, e devido à resposta positiva dos fãs, Kurtzman manifestou interesse em trazê-los de volta em um spin-off. O desenvolvimento da série teve início em março de 2020 e foi oficialmente encomendado em maio. O elenco principal, o título e a equipe criativa foram confirmados, com Goldsman e Henry Alonso Myers como showrunners. Além disso, Jess Bush, Christina Chong, Celia Rose Gooding, Melissa Navia, Babs Olusanmokun e Bruce Horak também fazem parte do elenco.

A produção da série é realizada pela CBS Studios em associação com Secret Hideout, Weed Road Pictures, H M R X Productions e Roddenberry Entertainment, e as filmagens ocorrem nos estúdios da CBS no Canadá, em Mississauga, Ontário. Os showrunners optaram por retornar a uma narrativa tradicional e episódica, mais próxima do estilo da Série Original, em contraste com a narrativa serializada mais moderna utilizada em Discovery.

A primeira temporada de Star Trek: Strange New Worlds estreou na Paramount+ em 5 de maio de 2022 e consiste em 10 episódios, que vão até 7 de julho. A série recebeu críticas positivas dos críticos devido à sua abordagem narrativa episódica e ao elenco. Uma segunda temporada está em produção e tem previsão de estreia para 2023.

Universo Alternativo de Jornada nas Estrelas

Em um cativante conto de realidade alternativa, cada evento se desenrola de maneira distinta. Considere as possibilidades: Como o destino do planeta Vulcano teria divergido de seu caminho original? Como o encontro do capitão Kirk com Khan teria acontecido, gerando resultados totalmente diferentes? Um dos adversários formidáveis ​​no épico de William Shartner foi Khan. Na geração original, Khan foi trazido à vida por Ricardo Montalban, enquanto na realidade alternativa, ele foi retratado por Benedict Cumberbatch.

Há um fascínio sombrio em torno dos membros do elenco de Star Trek, particularmente a morte prematura de Anton Yelchin. Em 19 de junho de 2016, na tenra idade de 27 anos, este talentoso ator faleceu tragicamente. Este evento desencadeou uma teoria peculiar conhecida como a “maldição do Clube dos 27”, que se refere a artistas excepcionalmente talentosos que morrem aos 27 anos. A revista Aventuras da História escreveu a matéria “Conheça a Bizarra Teoria do Clube dos 27“.

Até o momento, Jornada nas Estrelas possui três filmes em um Universo alternativo:

  • Star Trek, dirigido por J. J. Abrams e lançado em 8 de maio de 2009.
  • Star Trek: Into Darkness, dirigido por J. J. Abrams  e lançado em 17 de maio de 2013.
  • Star Trek Beyond, dirigido por Justin Lin e 22 de julho de 2016.

Alguns documentários de Jornadas nas Estrelas

Jornadas nas Estrelas possui vários documentários que exploram diferentes aspectos da série de televisão e dos filmes. Esses documentários oferecem aos fãs e espectadores uma visão mais profunda dos bastidores da produção, bem como das histórias e temas abordados no decorrer da franquia. Os principais documentários são:

  • The Captains (2011), dirigido por William Shatner e lançado em 15 de setembro de 2016. William Shatner, ator que interpretou capitão Kirk e dirigiu alguns dos filmes de Jornada das Estrelas, entrevista todos os capitães das diferentes séries de “Jornadas das Estrelas”, incluindo Patrick Stewart, Avery Brooks, Kate Mulgrew e Scott Bakula, explorando suas experiências e a influência da série em suas vidas.
  • For the Love of Spock é um documentário lançado em 2016, dirigido por Adam Nimoy, filho de Leonard Nimoy, que interpretou o icônico personagem Spock na série original “Star Trek”. O documentário serve como uma homenagem à vida de Leonard Nimoy e sua interpretação de Spock, bem como uma exploração do impacto que ele teve na cultura popular e na franquia “Star Trek”.


Eu sou Spock

Capa do livro Eu sou Spock, escrito por Leonard Nimoy

Numerosas publicações centradas na franquia Star Trek foram publicadas, incluindo títulos notáveis ​​como Star Trek: Voyager – Mosaic and Pathways, Star Trek: Countdown e Star Trek: Picard Calls. Entre eles, I am Spock, escrito por Leonard Nimoy, destaca-se como uma obra particularmente renomada. Este livro investiga os meandros do desenvolvimento do personagem Spock, uma figura icônica tanto na cultura popular quanto no meio geek, e lança luz sobre as contribuições significativas feitas pelo próprio ator durante o início do personagem. Atualmente, o livro está disponível à venda via Amazon.

Fontes

Acompanhe as redes sociais e o portal da Nii-Sans Produções para sempre estar por dentro de novidades! Sempre trazemos tudo sobre os eventos de Goiânia, Brasília e região! Nós também temos tudo sobre universo do mundo cosplay, assim como do meio geek e do mundo dos animes e mangás em nosso portal!

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Postagens recentes

Você precisa MUITO conhecer e ouvir Thainá Janaína, cantora brasileira de MPB

Você precisa MUITO conhecer e ouvir Thainá Janaína, cantora brasileira de MPB Descubra a envolvente…

3 horas atrás

Uma adaptação em anime Chrono Trigger seria a melhor maneira de homenagear Akira Toriyama

Uma adaptação em anime Chrono Trigger seria a melhor maneira de homenagear Akira Toriyama Além…

2 dias atrás

Blue Exorcist: Rin Okumura é um dos melhores demônios ficcionais

Blue Exorcist: Rin Okumura é um dos melhores demônios ficcionais Blue Exorcist, mais famoso no…

3 dias atrás

A Viagem de Chihiro é um filme que examina o consumismo e a identidade

A Viagem de Chihiro é um filme que examina o consumismo e a identidade Indiscutivelmente…

1 semana atrás

Autora brasileira Pâmela BlackHeart lança seu primeiro livro: Diários de uma Colegial Fracassada

Autora brasileira Pâmela BlackHeart lança seu primeiro livro: Diários de uma Colegial Fracassada A autora…

1 semana atrás

Livros de Jon O’Brien Gratuitos Neste Fim de Semana em Comemoração ao Janeiro Branco, Mês da Saúde Mental

Livros de Jon O'Brien Gratuitos Neste Fim de Semana em Comemoração ao Janeiro Branco,  Mês…

1 semana atrás