5 animes de romance que reinventaram o gênero (e 5 que não o fizeram)
Sim, hoje decidimos trazer 5 animes de romance que reinventaram o gênero (e 5 que não o fizeram)! Contos sinceros de romance têm sido cenários narrativos de alta demanda desde que as pessoas contaram histórias. E o anime não é exceção, com alguns dos programas mais populares no meio caindo no gênero romance. Ao longo das décadas, o anime de romance acumulou miríades de tropos estabelecidos, arquétipos de personagens icônicos e premissas de enredo predominantes, que circulam de série em série.
E enquanto esses elementos clássicos do gênero podem ser utilizados para contar uma história de amor mágica e pouco ortodoxa, alguns fãs acusam os clichês de romance de serem redundantes e repetitivos. Uma série de romance legitimamente não convencional pode tentar desconstruir tropos clássicos de vez em quando, reinventando o gênero e estabelecendo novas tendências. Alguns programas garantem com sucesso seu lugar na história, experimentando algo completamente diferente. Infelizmente, outras séries não conseguem causar um impacto significativo na indústria, apesar de seus melhores esforços.
Sem mais delongas, então confira abaixo os animes de romance que reinventaram o gênero (e 5 que não o fizeram)!
Reinventado: a franquia Monogatari desconstruiu os tropos clássicos do harém
O gênero de anime de harém apresenta muitos tropos irreais, comumente reconhecidos como um grampo da categoria. A franquia Monogatari não foge de suas raízes, apresentando muitos dos infames clichês do harém. No entanto, ele o faz de maneira não convencional, muitas vezes virando os tropos redundantes em suas cabeças.
Apesar de ser famoso por seu estilo cinematográfico bizarro e estrutura narrativa experimental, o maior avanço de Monogatari está na forma como trata seus elementos românticos. Ao contrário da maioria dos haréns, o casal principal da série, Araragi e Senjougahara, tem um relacionamento terno, embora um pouco não convencional, que cresce e se desenvolve ao longo do tempo.
Não Inventou: Tonikaku Kawaii Apressou Seu Romance Muito Drasticamente
A maioria dos romances de anime leva uma eternidade para se desenvolver. Os personagens podem dançar um ao redor do outro por temporadas, engajados em um jogo interminável de “serão, não vão”. Tokikaku Kawaii acelera as coisas tremendamente, e seu casal principal se casa no primeiro episódio do show. No entanto, essa tentativa de inverter os tropos convencionais do romance não foi bem-sucedida.
Romance em Tokikaku Kawaii acabou parecendo apressado e irreal. Apesar de se tornarem marido e mulher quase imediatamente, Nasa e Tsukasa ainda têm um longo e redundante caminho a percorrer antes que seu romance se torne autêntico e genuíno.
Reinventado: Kare Kano mergulhou nas verdadeiras lutas para manter um relacionamento amoroso
Kare Kano, um romance cômico e multifacetado dirigido pelo lendário diretor de Evangelion, Hideaki Anno, não desafia nenhuma regra fundamental do gênero. Segue uma progressão de relacionamento direta entre dois dos melhores alunos do ano do ensino médio, Yukino Miyazawa e Soichiro Arima.
A verdadeira inovação do Kare Kano está na forma como trata a sua premissa simplista. Ao contrário da maioria dos animes de romance, a história de amor entre Yukino e Soichiro não progride suavemente. O casal tem que enfrentar diferenças realistas, aprendendo a amar e apoiar um ao outro por tentativa e erro.
Não reinventou: Diabolik Lovers é mais assustador do que romântico
Haréms reversos no anime não são uma raridade, mas ainda são muito menos comuns do que seus equivalentes regulares, especialmente os bons. Embora seja possível fazer uma série de harém reverso de alta qualidade, como exemplificado pelo Ouran High School Host Club e Fruits Basket, Diabolik Lovers definitivamente errou o alvo.
A série segue Yui Komori, uma garota bondosa e gentil que se muda para uma família de seis irmãos vampiros. Apesar da atitude bem-humorada de Yui, os irmãos a tratam com nada além de crueldade sádica, constantemente agredindo seu pobre cativo. Então, ver Yui desenvolver lentamente relacionamentos com esses monstros, caindo sob sua influência, é devastador.
Reinventado: Given soubre tratar o romance BL
O subgênero BL, ou amor entre meninos, do romance de anime é uma categoria de nicho raramente associada a séries complexas e sutis. O anime BL tem uma demanda menor do que o romance regular e tem como alvo um grupo demográfico mais específico. Como resultado, a maioria das séries dessa pequena categoria segue os mesmos clichês pré-estabelecidos.
O sincero show shonen-ai da vida, Given quebrou o molde ao adicionar nuances e realismo ao seu romance, retratando seu relacionamento com gravidade dramática e autenticidade sincera. Além disso, Given ainda apresenta uma subtrama romântica entre dois personagens adultos, uma raridade para qualquer anime de romance.
Não reinventou: Kodomo No Jikan justifica um relacionamento moralmente distorcido
Relações românticas controversas podem ser exploradas de diferentes pontos de vista, e um mergulho profundo nas repercussões de se entregar a um relacionamento confuso e doentio pode criar um enredo intrigante e complexo. Infelizmente, Kodomo no Jikan, um anime de romance sobre um professor de 20 anos, Daisuke Aoki, e sua aluna de 7 anos, Rin, não está preocupado com a gravidade da situação apresentada.
Em vez de retratar o relacionamento como tremendamente inapropriado, o programa o glorifica, apresentando o caso de Rin e Daisuke como uma história de amor genuína, sincera e aceitável.
Reinventado: Toradora descobriu a difícil realidade de ser um Tsundere
Certamente, um dos animes de romance que reinventaram! Romances de anime são notórios por usarem excessivamente os mesmos tropos de personagens para redundância. E enquanto todos os tipos de personagens “dere” têm suas qualidades encantadoras, as séries de romance raramente tratam os clichês populares com nuances realistas. Toradora! é uma agradável exceção à regra, mostrando os problemas que um arquétipo de anime da vida real pode enfrentar no amor e na vida.
Taiga Aisaka, a protagonista feminina de Toradora!, exemplifica o comportamento típico de tsundere – ela é rude, impulsiva e tem dificuldade em expressar seus sentimentos. No entanto, ao contrário da maioria dos tsunderes, Taiga não se safa de sua atitude anti-social, e sua personalidade problemática a impede de manter amizades, progredir em sua vida amorosa e superar seu trauma de infância.
Não reinventou: Wolf Girl and Black Prince confundem comportamento tóxico com intenção romântica genuína
Ao contrário da maioria das séries de romance saudáveis, Wolf Girl an Black Prince não se esforçam para dar ao casal principal uma razão válida e relacionável para estarem juntos. Para esta série, o oposto é verdadeiro, já que Erika Shinohara e Kyouya Sata são as duas pessoas que, definitivamente, não deveriam estar em um relacionamento.
Depois de mentir sobre namorar o garoto mais popular da escola, Erika joga seu auto-respeito e dignidade pela janela, disposta a fingir ser o cachorro obediente de Kyouya para manter a mentira. Na melhor das hipóteses, esse relacionamento parece lamentável e, na pior das hipóteses, pode ser francamente perturbador.
Reinventado: Nana permitiu que seus elementos românticos ficassem em segundo plano
Na maioria dos animes de romance, o relacionamento ultrapassa toda a vida do casal, tornando-se o ponto narrativo central de toda a série. Nana reconhece que, não importa quão principal o amor possa ser para uma pessoa, é apenas uma parte de toda a sua jornada de vida.
Em vez de fazer toda a série focada nos relacionamentos românticos de seus protagonistas, Nana leva o foco para a amizade autêntica e duradoura entre suas duas protagonistas femininas. Embora o romance continue sendo parte integrante do programa, ele nunca é tratado como o ponto focal da vida complexa, difícil e desafiadora dos personagens.
Não reinventou: Domestic Girlfriend se encaixa perfeitamente na categoria “tão ruim que é bom”
Um programa não precisa ser inovador, ou mesmo bom, para ser incrivelmente divertido; entretanto Domestic Girlfriend se encaixa perfeitamente na categoria “tão ruim que é bom”. O protagonista do programa Natsuo Fujii se encontra em uma situação inacreditavelmente confusa depois que seu pai se casa novamente e apresenta o menino a suas novas meias-irmãs.
Para o choque de Natsuo, uma delas, Hina, é sua professora, por quem ele tem uma queda gigante, e a outra é a primeira amante do menino, uma estudante desajeitada Rui. O que se segue a essa reviravolta é uma história irracionalmente dramática, distorcida, complicada, mas infinitamente envolvente, já que Natsuo não consegue navegar em seu relacionamento com as duas garotas.
Em conclusão, essa é a lista de animes de hoje! O que você achou da lista de animes de romance que reinventaram o gênero?
Leia também em nosso portal: Top 10: Os melhores animes na Netflix