10 filmes nacionais que você precisa assistir

REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR
Ana Lúcia Torres em Reflexões de um liquidificador

10 filmes nacionais que você precisa assistir

Anteriormente, algumas de nossas listas de filmes fizeram sucesso, incluindo a lista 16 filmes chineses que você precisa assistir. Sendo assim, nós também selecionamos 10 filmes nacionais! Afinal de contas, o Brasil tem uma boa indústria cinematográfica, possuindo filmes excelentes! Quando se trata de comédia, portanto damos muitas risadas – talvez mais que em muitos filmes estrangeiros. Ainda mais que muitos dos filmes nacionais não precisam apelar para baixarias e mulheres nuas para chamar a atenção!

E esse seria só um dos motivos de eu crer que devemos dar maior ênfase aos filmes brasileiros.

Além dos filmes de comédia, podemos citar os filmes criminais, como por exemplo o maravilhoso filme Faca de Dois Gumes (1989). Mas, para a nossa tristeza, esse não se encontra facilmente nos serviços de streamings. Quando damos sorte, encontramos o filme no YouTube. Isso porque também esquecemos as obras nacionais de serial-killers e psicopatas. Por exemplo, além dos recentes filmes com a Carla Diaz, temos também Noivas de Copacabana (1992), estrelando  Miguel Falabella.

Ou seja, se você sempre dá uma chance aos filmes criminais dos Estados Unidos, que tal agora dar uma chance aos filmes nacionais sobre o mesmo tema?

Assim sendo, confira a lista de 10 filmes nacionais que você precisa assistir! Se você for assistir tais filmes com toda a família, portanto não se esqueça de conferir a classificação indicativa!

Socorro, Virei uma Garota! (2019)

Socorro, Virei uma Garota!

Vamos então começar a lista de filmes nacionais com uma boa comédia? O filme, disponível pela Netflix, fala de um garoto nerd e invisível, mas, após um pedido, ele vira uma garota popular. Como ele lida com essa situação?

Sinopse:

Júlio (Victor Lamoglia) é um garoto tímido, praticamente invisível aos olhos de seus colegas de colégio. Um dia, ao ver uma estrela cadente, ele faz um pedido: deseja ser a pessoa mais popular da escola. Logo ele se transforma em uma garota, Júlia (Thati Lopes), que é extremamente popular. Sem saber como lidar com o corpo feminino que acabou de ganhar, ele precisa ainda lidar com a proximidade de Melina, a garota por quem é perdidamente apaixonado. – AdoroCinema

Assista ao trailer:

 

Os 7 prisioneiros (2021)

Os 7 prisioneiros - filmes nacionais

Um dos mais recentes filmes nacionais, estrelando Christian Malheiros e Rodrigo Santoro. O filme é de drama e está disponível na Netflix.

Sinopse:

Um jovem humilde precisa escapar das garras de um traficante de pessoas. Será que ele vai conseguir se manter fiel aos seus princípios enquanto luta para sobreviver? – Netflix

 

De Pernas pro Ar (2010)

de pernas pro ar - filmes nacionais

Nossa lista de filmes nacionais tem mais uma comédia e que está disponível na Netflix: De Pernas pro Ar! É um filme inteligente, pois mesmo sendo um assunto considerado polêmico, o filme não precisou de baixarias ou mostrar mulheres nuas para chamar a atenção! Ou seja, compensa assistir!

Pode não ter muita baixaria, mas o tema permanece sendo sex shop! Sendo assim, veja a classificação indicativa quando for assistir com alguém!

Enfim, leia abaixo a sinopse e assista ao trailer:

Quando a vida aparentemente perfeita de uma executiva de marketing desmorona, ela resolve investir em uma sociedade pra lá de inusitada. – Netflix

 

 

A Mulher Invisível (2009)

A Mulher Invisível - filmes nacionais

Estrelando Selton Mello e Luana Piovani, essa magnífica comédia está disponível na Globoplay. Leia abaixo a sinopse:

Após ser abandonado por sua esposa, um homem cheio de problemas se apaixona por sua vizinha Amanda, uma mulher que só existe em sua imaginação. – Globoplay

 

 

Tropa de Elite (2007)

Tropa de Elite (2007)

Eis aqui um filme que chegou a vencer várias premiações: Tropa de Elite. Em 2008, o filme ganhou o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim. No mesmo ano, venceu na categoria de melhor filme do Festival Hola Lisboa.

Tropa de Elite também esteve no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro e venceu em nove categorias, incluindo como melhor longa-metragem nacional. Inclusive, Wagner Moura venceu a categoria de melhor ator, o que lhe garantiu ótimos papéis em outros filmes.

Em 2010, lançaram Tropa de Elite 2.

Sinopse:

Em Tropa de Elite, o dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam. –  AdoroCinema

 

 

Nise – O Coração da Loucura (2015)

Nise - O Coração da Loucura

 

Mais um drama na lista, então se preparem para uma história linda e triste! Protagonizado por Glória Pires, o filme é baseado na história real de Nise da Silveira, a mulher que revolucionou a psiquiatria! Se você gosta de histórias de mulheres fortes, então gostará de conhecer a história de Nise!

Sinopse:

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte. AdoroCinema

 

 

Bicho de Sete Cabeças (2001)

Bicho de Sete Cabeças

Mais um filme de drama estrelado por Rodrigo Santoro. Aparentemente, o ator adora atuar em dramas inspirados em livros e em histórias reais. Sendo assim, o ator sempre marca a presença em muitos filmes bons, sendo nacionais ou internacionais!

Sinopse:

Em Bicho de Sete Cabeças, Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas. – AdoroCinema

 

 

O Tempo e o Vento (2013)

O Tempo e o Vento (2013)

 

Se você gosta de romances históricos em livros, então irá gostar de O Tempo e o Vento, baseado no livro de Erico Verissimo. O filme é estrelado por Thiago Lacerda, Cléo Pires, Marjorie Estiano e a magnífica Fernanda Montenegro!

Enfim, leiam a sinopse e assistam ao trailer:

Rio Grande do Sul, final do século XIX. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará. –  AdoroCinema

 

 

Nosso Lar (2010), um dos filmes nacionais que foram sucesso de bilheteria!

Nosso Lar (2010)

Os filmes nacionais possuem em seu currículo tanto os romances históricos quanto os filmes religiosos. Nosso Lar é um filme de drama escrito e dirigido por Wagner de Assis, baseado no livro psicografado pelo médium Chico Xavier. O filme narra a história do médico André Luiz, interpretado pelo ator Renato Prieto.

E é válido lembrar: Nosso Lar foi um grande sucesso de bilheteria e é muito bem avaliado pela crítica, então assista sem medo!

Enfim, leiam a sinopse e assistam ao trailer:

Em Nosso Lar, ao abrir os olhos André Luiz (Renato Prieto) sabe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar. Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão. – AdoroCinema

 

Reflexões de um liquidificador (2010)

REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR - 10 filmes nacionais que você precisa assistir

O  último filme da nossa lista de filmes nacionais, mas não menos importante! Quando assisti Reflexões de um liquidificador, logo se tornou um de meus filmes favoritos. Uma comédia mórbida e inteligente que certamente te prenderá enquanto assiste!

Anteriormente, filme esteve no catálogo da Netflix. Atualmente, está disponível no YouTube, mas não está com a melhor qualidade.

Sendo assim, leiam a sinopse e assistam ao trailer:

Em Reflexões de um Liquidificador, Elvira (Ana Lúcia Torre) é uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida. Onofre (Germano Haiut), seu marido, desapareceu há alguns dias e ela resolve ir à polícia dar queixa do sumiço. A trajetória do casal é narrada pelo liquidificador (Selton Mello) de Elvira, que ganhou vida quando, tempos atrás, Onofre trocou sua hélice por outra bem maior. – AdoroCinema

 

Um extra na lista de filmes nacionais: O Auto da Compadecida (2000)

O Auto da Compadecida - filmes nacionais

 

Certamente um clássico como O Auto da Compadecida não faltaria na nossa lista de filmes nacionais. Se você não assistiu ainda, então está perdendo tempo! A comédia é baseada na peça teatral Auto da Compadecida, escrita por Ariano Suassuna em 1955!

 

E então, gostaram da nossa lista de filmes nacionais? Se sim, então comentem e compartilhem com os amigos.

Leiam também: Atores do cinema que faleceram antes do lançamento de seus filmes.

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *