ANIMES & MANGÁS

Resenha de King of Thorn (2010)

Resenha de King of Thorn (2010)

Recentemente, a Crunchyroll disponibilizou o filme King of Thorn. Embora seja um filme de 2010, o fato de estar oficialmente em uma plataforma de streaming colaborou com que mais pessoas pudessem assistir ao filme de ficção científica. Tanto que eu mesma tive a oportunidade de assistir e, dessa forma, trazer a resenha de King of Thorn! Sobre o que se trata exatamente? Quem criou? Saiba tudo aqui em nossa resenha!

King of Thorn é uma fantástica série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Yuji Iwahara, com publicação pela Enterbrain na revista seinen Monthly Comic Beam entre outubro de 2002 e outubro de 2005 e coletado em seis volumes encadernados. Uma adaptação para filme de anime recebeu produção pela Sunrise e contou com a direção Kazuyoshi Katayama, com o seu lançamento oficial em 1º de maio de 2010.

Ficha técnica de King of Thorn

Direção: Kazuyoshi Katayama

Produção: Jun’ichi Kimura e Yoshimasa Tsuchiya

Escrito por: Kazuyoshi Katayama e Hiroshi Yamaguchi

Música por: Toshihiko Sahashi

Estúdio: Sunrise

Demografia: Seinen

Classificação indicativa: 16 anos

Gêneros: Ficção científica e suspense

Lançamento: Maio de 2010

Disponível em Crunchyroll

Trailer de King of Thorn:

O enredo de King of Thorn

King of Thorn é uma narrativa de sobrevivência e de ficção científica. O ano é 2012. Após uma infecção do vírus Medusa se espalhar pelo mundo, 160 humanos são escolhidos como candidatos para tentar um experimento da organização Venus Gate. Nesse experimento, é para tentar proteger todas essas pessoas da doença e, assim, a humanidade não entrar em extinção. Conforme o nome da doença pode já nos dar uma ideia, todos são transformados em pedra quando adoecem. O desespero já está tomando conta da humanidade. E o início do filme me recordou um pouco a vibe Resident Evil, com organizações aprontando algo no que parecia um fim de mundo, só que isso vai muito mais longe.

Kasumi faz parte da seleção de pessoas para o experimento da organização Venus Gate. Basicamente, a galera que chega lá precisará entrar em um estado de criogenia. Ou seja, uma hibernação forçada em uma capsula gelada. Geralmente, o estado criogenia é de -150º C. E não era exatamente a vontade de Kasumi  entrar em tratamento e dormir frio sem sua irmã gêmea Shizuku, com quem ela se preocupa muito. Por que ela ser salva da doença e não a sua irmã? Situação mais chata, não é mesmo?

E o experimento só trouxe problemas!

Exatamente 48 horas depois do início do teste, que ocorria em uma ilha particular da Venus Gate, todas as pessoas que estavam em hibernação acordaram – alguns muito abruptamente. E isso apenas para encontrar a instalação onde deveriam ser tratados em total estado de decomposição, invadidos por uma selva luxuriante de árvores e vinhas estranhas cobertas de espinhos. Certamente, a maioria demorou para acreditar que se passou tão pouco tempo, já que essa selva toda só surgiria de fato em vários anos.

Calma, pois tem mais coisa! Os sobreviventes também percebe que toda a ruína está repletas de criaturas monstruosas e que podem nos lembrar dinossauros, morcegos pré-históricos e tudo mais. Então, até se achava que tinham passado séculos, até que descobriram que se passaram só 2 dias. Infelizmente, a maioria não teve como refletir muito sobre isso, pois os monstros mataram a maioria das pessoas!

Kasumi foi uma das poucas sobreviventes, mas viu muito mais mortes com o tempo: muitas das pessoas ao seu redor a protegiam o tempo inteiro, mesmo que nem ela nem os seus protetores entendessem o real motivo. Apenas sentiam que precisavam protegê-la. Quando percebe, era realmente algo muito além do que ela estava sabendo: as tretas da organização, segredos sobre seu próprio passado e sua irmã…

Contar mais que isso é um spoiler gigantesco! Prefiro recomendar que você assista também!

O Vírus Medusa

Algo chave na narrativa é o vírus Medusa, uma doença mortal com o nome de Medusa na mitologia grega, a visão da Górgona pode transformar qualquer um e qualquer coisa com um simples olhar transformado em pedra. O vírus em si é tão virulento que infecta as células da vítima e causa convulsões à medida que o corpo seca, reduzindo a pessoa infectada a um cadáver duro e semelhante a uma pedra.

Embora considerado uma doença terrível pelo mundo, o vírus Medusa não é realmente um vírus, mas uma existência deformada trazida do espaço sideral para a Terra. Ele pousou na Sibéria durante uma chuva de meteoros e por acaso estava perto o suficiente de um menino e seu cervo de estimação para infectar ele e seus animais instantaneamente. E o garoto ainda levou algo que caiu para casa e infectou toda a família e sua irmã mais nova, Alice. Alice, na inocência, ainda descobre a verdadeira natureza da Medusa quando seu amigo imaginário, um híbrido de gato, salta de volta à vida. Temendo a morte de sua família e a criatura recém-nascida devorando o cervo de seu irmão, então ela o prendeu em sua casa e o incendiou. Entretanto, ela também espalhou a Medusa pelo mundo através da fumaça do fogo.

Nesse momento, pessoas pertencentes à Venus Gate se aproximaram de Alice, pensando que sua capacidade de transformar a imaginação em realidade era um presente dos céus. Nisso, fizeram experimentos com ela e Medusa…

Certamente, algo cruel e que só piorou os problemas ao redor do mundo…

Considerações finais sobre a resenha de King of Thorn (2010)

Achei esse anime interessante, principalmente a primeira parte da história. Contudo, talvez a segunda parte seja densa demais! Afinal de contas, o início é muito mais calmo. Contudo, quando vai juntar as peças do que realmente está acontecendo, é onde ele se mostra apressado. Ou seja, na hora que você ainda está tentando compreender a questão inteira, você precisa voltar para compreender o que tá acontecendo. Se não fosse essa sensação de pressa no final, certamente seria um filme perfeito! É uma narrativa muito interessante mesclada a uma arte lindíssima! Se você curte obras da demografia seinen, certamente poderá gostar de King of Thorn!

Não sabe o que é a demografia? Se quiser saber mais, então confira em nosso portal: Os gêneros e demografias de animes e mangás!

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Postagens recentes

Você precisa MUITO conhecer e ouvir Thainá Janaína, cantora brasileira de MPB

Você precisa MUITO conhecer e ouvir Thainá Janaína, cantora brasileira de MPB Descubra a envolvente…

9 horas atrás

Uma adaptação em anime Chrono Trigger seria a melhor maneira de homenagear Akira Toriyama

Uma adaptação em anime Chrono Trigger seria a melhor maneira de homenagear Akira Toriyama Além…

3 dias atrás

Blue Exorcist: Rin Okumura é um dos melhores demônios ficcionais

Blue Exorcist: Rin Okumura é um dos melhores demônios ficcionais Blue Exorcist, mais famoso no…

4 dias atrás

A Viagem de Chihiro é um filme que examina o consumismo e a identidade

A Viagem de Chihiro é um filme que examina o consumismo e a identidade Indiscutivelmente…

1 semana atrás

Autora brasileira Pâmela BlackHeart lança seu primeiro livro: Diários de uma Colegial Fracassada

Autora brasileira Pâmela BlackHeart lança seu primeiro livro: Diários de uma Colegial Fracassada A autora…

1 semana atrás

Livros de Jon O’Brien Gratuitos Neste Fim de Semana em Comemoração ao Janeiro Branco, Mês da Saúde Mental

Livros de Jon O'Brien Gratuitos Neste Fim de Semana em Comemoração ao Janeiro Branco,  Mês…

1 semana atrás