Por que preservar a série Super Smash Bros é vital para o legado da Nintendo
A série Super Smash Bros transcende o mundo dos jogos, servindo como uma enciclopédia da história dos jogos e uma celebração das maiores franquias da indústria. Super Smash Bros tem um verdadeiro legado! Com um herdeiro tão histórico em seu nome, é surpreendente ver a falta de esforço por parte da Nintendo em termos de relançar as entradas mais antigas em sua principal franquia de luta.
O legado de Super Smash Bros
Lançado em 1999 para o Nintendo 64, o Super Smash Bros original conquistou os corações dos jogadores com uma lista de luta composta pelos rostos mais conhecidos da biblioteca da Nintendo, como Mario, Link e Pikachu. O sucesso do título original deu origem a várias sequências, com cada console doméstico da Nintendo subsequente recebendo sua própria iteração de Super Smash Bros repleta de novos lutadores, estágios e modos de jogo. O ponto culminante da história da série reside no Super Smash Bros. Ultimate de 2018, apresentando um bando de conteúdo legado, como todos os lutadores anteriores, faixas de música e vários estágios de entradas anteriores da série. Embora Super Smash Bros. Ultimate se orgulhe de celebrar o legado da franquia, não é suficiente preservar sua história.
A Nintendo merece algum crédito por fazer um esforço para preservar o Super Smash Bros original. O título do Nintendo 64 recebeu um relançamento digital tanto no Wii quanto no Wii U e-shop. Talvez a Nintendo esteja satisfeita com o relançamento de Super Smash Bros, uma vez que não representa nenhuma ameaça competitiva para as entradas modernas da série em termos de tamanho da lista e conteúdo do jogo. Independentemente disso, o Super Smash Bros. original oferece uma experiência multiplayer tremendamente divertida que pode facilmente rivalizar com qualquer um de seus contemporâneos. Seria um desserviço incrível ao legado do jogo não apresentá-lo como parte do aplicativo Nintendo 64 – Nintendo Switch Online, permitindo que o público experimente seu multiplayer caótico por meio de conectividade online.
A farsa real é o fracasso em preservar Super Smash Bros. Melee, sem dúvida o título mais influente da série. Ao longo de seus 20 anos de história, Melee se tornou o auge do competitivo Super Smash Bros, atraindo uma base de fãs dedicada a levar o jogo aos seus limites técnicos. Apesar de seu tamanho de elenco bastante limitado, Super Smash Bros. Melee ainda se encontra em destaque em torneios locais e de alto nível, com novos jogadores entrando na esfera competitiva todos os dias. A Nintendo pode facilmente capitalizar a demanda interminável por Super Smash Bros. Melee relançando o jogo no Switch. O jogo não apenas venderia com base na nostalgia, mas também forneceria aos jogadores uma maneira fácil e acessível de entrar no cenário competitivo.
Embora o sucessor de Melee, Super Smash Bros. Brawl, não tenha conseguido manter a mesma longevidade competitiva, suas contribuições para a franquia não podem ser ignoradas. Super Smash Bros. Brawl mudou o cenário da série com uma lista recém-expandida que incluiu dois personagens de terceiros, Solid Snake e Sonic the Hedgehog. Além disso, Super Smash Bros. Brawl oferece a melhor experiência para um jogador com a inclusão do Subspace Emissary, uma aventura de rolagem lateral completa com uma narrativa original. O modo é lembrado com carinho pelos fãs por suas cutscenes, repletas de interações encantadoras entre o elenco do jogo. Enquanto Super Smash Bros. Ultimate apresentava sua própria campanha single-player com o modo “World of Light”, ele não conseguiu capturar a mesma magia que Subspace Emissary devido à sua narrativa fraca e oferta limitada de cutscenes.
Enquanto Super Smash Bros para Wii U e seu irmão portátil, Super Smash Bros. para 3DS, compartilham listas, modos e seleções de palco semelhantes com Super Smash Bros. Ultimate, a Nintendo ainda tem uma obrigação em relação a ambos os jogos, que continham seus próprios modos de jogo exclusivos e estágios. Além disso, devido às vendas fracas do Wii U, há um grande número de jogadores que nunca experimentaram esta era do Smash, ou pelo menos, apenas experimentaram a versão portátil no 3DS. Ambos os jogos se tornarão mais difíceis de obter devido ao fechamento iminente das e-shops do Wii U e 3DS. Seria incrivelmente redundante portar ambas as versões para um console híbrido como o Nintendo Switch. A fim de preservar os dois títulos, a Nintendo deve lançar os jogos como um pacote coeso: o definitivo “Super Smash Bros. 4”.
A série Super Smash Bros certamente fez suas contribuições para a história dos jogos, destacando as melhores franquias que a indústria tem a oferecer. Embora a Nintendo deva obviamente se esforçar para tornar cada nova parcela maior e melhor, eles não podem esquecer o quão vitais os títulos anteriores de Super Smash Bros, já é hora de a série Super Smash Bros receber o mesmo amor e admiração.
Para sempre ficar por dentro das novidades da empresa, acompanhe então o site oficial: Nintendo Brasil
Leia também em nosso portal: 15 jogos nostálgicos da Super Nintendo