NOTICIAS

Artista processa Capcom por uso de fotos plagiadas

Hey, geeks! Então, a notícia vem do portal Polygon: a empresa de jogos eletrônicos Capcom violou direitos autorais em material usado em múltiplos jogos, incluindo as franquias Resident Evil e Devil May Cry. As duas franquias citadas usaram fotos com direitos autorais na construção de ambientes, detalhes e até mesmo o logotipo de Resident Evil 4, conforme um novo processo aberto na sexta-feira (dia 4 de junho).

A designer Judy A. Juracek apresentou sua reclamação inicial em um tribunal de Connecticut. No processo, ela alegou que a Capcom usou fotos de seu livro protegido por direitos autorais, Surfaces, em diversos jogos. Em suma, Surfaces é uma coleção de 1.200 fotografias de texturas realizadas por Juracek e se destina a para artistas, arquitetos e designers. A coleção vem com um CD-ROM das imagens, porém Juracek disse no processo que a Capcom nunca a contatou para obter uma licença sobre as imagens – mesmo que tivesse deixado abertura para possíveis contatos de qualquer empresa.

Juracek apontou no processo que a empresa utilizou mais de 80 fotografias utilizadas em diferentes cenários nos jogos. Um dos casos denunciados no processo é a respeito de uma textura de vidro estilhaçada usada no logotipo de Resident Evil 4.

Imagem: Judy A. Juracek / Capcom via documentos judiciais

 

Imagem: Judy A. Juracek / Capcom via documentos judiciais

 

Enfim, é uma história comprida e a reclamação completa foi postada pela Polygon e você pode acessar aqui para ler (lembrando que está em inglês).

Além dessa polêmica, o processo também aponta que a Capcom plagiou o trabalho de Richard Raaphorst, diretor do filme O Exército de Frankenstein. A designer cita isto com o objetivo de mostrar um padrão na conduta da empresa: em suma, o uso obras de outros artistas sem possuir as respectivas licenças.

Imagem: Capcom

 

Referências:

O portal Polygon e o portal Legião dos heróis.

Comentários

Comentários

Austra Caroline

Come to the Dark Side. We have coffee with cookies! ☕ Sou Arqueóloga e estudante de História, com atuação como Educadora Patrimonial, onde busco preservar e compartilhar o valor do nosso patrimônio cultural. Além disso, sou redatora em sites voltados para conteúdo nerd, Geek e cultura pop, sempre explorando o universo da cultura geek com entusiasmo. Sou apaixonada por jogos de Hack & Slash, com destaque especial para a série Devil May Cry, que alimenta minha paixão pelo gênero. Nas horas vagas, também me dedico à escrita, onde expresso minha criatividade e amor pela narrativa.

Postagens recentes

Começa o Cerrado Cup, o maior circuito itinerante de e-sports do DF

Começa o Cerrado Cup, o maior circuito itinerante de e-sports do DF Brasília vai se…

22 horas atrás

JustWatch divulga ranking dos filmes e séries mais assistidos no Brasil entre 7 a 13 de julho de 2025

JustWatch divulga ranking dos filmes e séries mais assistidos no Brasil entre 7 a 13…

23 horas atrás

Quando e onde assistir ao episódio 3 de Dekin no Mogura: The Earthbound Mole?

Quando e onde assistir ao episódio 3 de Dekin no Mogura: The Earthbound Mole? Finalmente…

1 dia atrás

Quando e onde assistir ao episódio 3 de Gachiakuta, adaptação do mangá original de Kei Urana?

Quando e onde assistir ao episódio 3 de Gachiakuta, adaptação do mangá original de Kei…

1 dia atrás

Showa, série em mangá de Shigeru Mizuki, é uma leitura imperdível!

Showa, série em mangá de Shigeru Mizuki, é uma leitura imperdível! Showa: Uma História do…

5 dias atrás

Tudo sobre Gachiakuta, o “sucessor de My Hero Academia” de Kei Urana

Tudo sobre Gachiakuta, o “sucessor de My Hero Academia” de Kei Urana Gachiakuta é uma…

6 dias atrás