
Lampião, no mangá de Heitor Amatsu
Hey, geeks, tudo bom com vocês? Então, vocês já conhecem o mangá brasileiro Lampião, inspirado nas histórias do cangaço e na cultura brasileira? Eu descobri recente por uma amiga, e esse mangá é o trabalho do artista Heitor Amatsu. Essa amiga me enviou uma matéria do Folclore br: Uma nova visão, que utilizei como referência para algumas informações e, além disso, conversei com o próprio autor no Twitter.
Enfim, pude notar que o sucesso do mangá está crescente na internet, especialmente no Twitter. Heitor Amatsu é um autor brasileiro e é quadrinista profissional, e trabalha no mercado francês e japonês.
Em uma reportagem no Hora Folk, Heitor conta sobre seu mangá de sucesso e que é inspirado na lenda de Lampião, mas todos os conceitos e base moral foi feita para o mercado japonês de mangás. O autor ainda complementa que de início o projeto era diferente: Lampião seria um caçador de entidades como destino pelos seus pecados, mas junto com a editora japonesa o autor decidiu a índole atual.
A princípio o quadrinho foi criado para ter um formato de única publicação e está disponível de graça na rede Tapas (acesse aqui) e em seu Twitter, mas Heitor comentou que o projeto está em andamento e que já está produzindo os próximos capítulos para expandir a trama em uma série. O conteúdo da história em quadrinhos é destinado ao público adulto pela violência física.
Devo dizer que fiquei feliz em conhecer essa história em quadrinhos, pois obras assim incentivam a conhecermos a nossa história. Afinal, eu sei que eu não sou a única que achava que odiava história quando mais nova.
A figura do Rei do Cangaço trouxe leves discussões na internet acerca da história nacional e seu impacto cultural. E falar sobre Lampião pode parecer árduo, pois conforme o ponto de vista, você poderá considerá-lo vilão ou herói.
O portal Folclore br: Uma nova visão comenta que seu impacto cultural é tamanho que inspira histórias, ritos, danças típicas e movimenta o turismo. Para quem quiser conhecer melhor a história de Lampião, há vários artigos da revista Aventuras na História e alguns e-books na Amazon, incluindo “Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor e balas” (adquira aqui).
Heitor é também autor de Magnum Opus, um quadrinho que está disponível de graça aqui, mas a obra está em francês.
Conheça mais do trabalho e siga o artista Heitor Amatsu pelas redes sociais para mais novidades.
Facebook: Heitor Amatsu (ou acesse aqui).
Twitter: @Heitoramatsuart (ou acesse aqui).
Instagram: @heitoramatsuart (ou acesse aqui).
Em suma, é isto sobre o autor Heitor Amatsu. Porém, ainda deixo o recado que sempre podemos ajudar a valorizar a literatura nacional. Muitos autores disponibilizam suas obras gratuitamente, então compartilhem os links oficiais. E além disso, os e-books (livros virtuais) são mais baratos que os livros físicos, então é uma opção a se pensar.
Enfim, algumas matérias sobre a temática em nosso portal: Bombeiro Mascarado, o super-herói brasileiro; Sugestões de 6 obras da Literatura Nacional e 5 formas para ajudar autores nacionais.
Comentários
JustWatch divulga ranking das produções mais assistidas no Brasil na última semana (13 a 19…
Soul Eater: O Anime Perfeito para Maratonar no Halloween Disponível na Crunchyroll Com a chegada…
O Encanamento que Geme, de Junji Ito, É Uma Leitura Perfeita para o Halloween Quando…
Abracadabra (1993): O Filme que Define o Espírito do Halloween O filme Abracadabra (também conhecido…
Será que Evangelion realmente merece o título de obra-prima? Quando se fala em obras-primas de…
Você precisa ler o mangá Zucker, com narrativa ambientada no Sul do Brasil Zucker, publicado…
Este site usa cookies.
consulte Mais informação